Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1951
Título: | AS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO TÉCNICO EM AGROINDÚSTRIA DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE RIO POMBA - MG |
Autor(es): | MAGALHÃES, Luís Mauro Sampaio LIMA, Maria De Fátima Furtado |
Palavras-chave: | AGROINDÚSTRIA;EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA;MEIO AMBIENTE;SUSTENTABILIDADE |
Data do documento: | 2006 |
Editor: | UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO |
Resumo: | ESTE TRABALHO FOI REALIZADO NO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE RIO POMBA MG E TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL INVESTIGAR AS CONCEPÇÕES QUE OS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM AGROINDÚSTRIA POSSUEM SOBRE EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE. VISA APRESENTAR O PERFIL SOCIOAMBIENTAL DESSE TÉCNICO, PROPORCIONANDO À EQUIPE PEDAGÓGICA UM NOVO REFERENCIAL TEÓRICO-CRÍTICO, PARA SUBSIDIAR AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM EXECUÇÃO, BEM COMO SERVIR DE BASE PARA PROPOR AJUSTES NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO EDUCACIONAL QUE LEVE A FORMAR CIDADÃOS CRÍTICOS DOS GRAVES PROBLEMAS AMBIENTAIS QUE AFLIGEM O CENÁRIO NACIONAL E MUNDIAL. É UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA QUALITATIVA, NA QUAL O MÉTODO APLICADO É O ESTUDO DE CASO E A TÉCNICA USADA FOI A COLETA DE DADOS ATRAVÉS DE ENTREVISTA INDIVIDUAL COM ROTEIROS SEMI-ESTRUTURADOS. NA ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS CONSTATOU-SE, QUE: A) EDUCAÇÃO É ADQUIRIR CONHECIMENTO E TÉCNICAS, ATRAVÉS DOS CONTEÚDOS MINISTRADOS PELOS PROFESSORES E QUE PREPARAM AS PESSOAS PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS DA VIDA PROFISSIONAL. AO MESMO TEMPO, UMA PARCELA BEM SIGNIFICATIVA A CONSIDERA COMO GARANTIA DE UM FUTURO MELHOR. B) MEIO AMBIENTE A MAIORIA DEFINIU COMO SENDO A NATUREZA E SEUS ELEMENTOS NATURAIS. NA MESMA PROPORÇÃO OUTRA PARCELA DE ALUNOS IDENTIFICOU COMO SENDO MEIO FÍSICO-QUÍMICO E BIOLÓGICO QUE RODEIA O HOMEM, OU SEJA, LUGAR ONDE HABITAMOS. C) A FORMAÇÃO TÉCNICA E AS AÇÕES DECORRENTES DESTA FORMAÇÃO SÃO PRÁTICAS VISTAS TOTALMENTE INDEPENDENTE DO MEIO AMBIENTE, NÃO CONSTANDO COMO PARTE INTEGRANTE DO MESMO. DESCONHECEM CONCEITOS DE: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E GERENCIAMENTO ECOLÓGICO, DENTRE OUTROS. ANALISANDO AS RESPOSTAS, VERIFICA-SE UMA DEFICIÊNCIA MUITO SIGNIFICATIVA ENTRE OS DIFERENTES PARADIGMAS USADO PARA EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E SUAS INTERAÇÕES COM OS PROBLEMAS AMBIENTAIS VIVIDOS PELA SOCIEDADE ATUAL. |
Descrição: | BIBLIOTECA DA UFRRJ |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1951 |
Outros identificadores: | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece nas coleções: | Jovens e Meio Ambiente |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 916.08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador