Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1922
Título: | O quê os diários revelam: práticas de formação de professoras para a escola rural, curso normal regional Sandoval Soares de Azevedo - Ibirité, Minas Gerais, 1956-1959 |
Autor(es): | PEIXOTO, Ana Maria Casasanta ANDRADE, Therezinha |
Palavras-chave: | ESCOLA RURAL;PROFESSORES;FORMAÇÃO |
Data do documento: | 2006 |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais |
Resumo: | Esta dissertação se insere no campo geral da História da Educação no Brasil, particularmente no campo da História das Instituições Escolares. Nela se analisa, a partir de pesquisa realizada em fontes documentais primárias, as práticas de formação de professores, no curso normal regional Sandoval Soares de Azevedo, em Ibirité, Minas Gerais. Criada e dirigida por Helena Antipoff, essa instituição se constituiu num núcleo de referência na formação de professores para o ensino rural, no período compreendido entre 1950 e 1970. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como fonte privilegiada os diários escritos pelas alunas, no período de 1956-1959. Considerados pela escola como um dispositivo de formação dos futuros professores, neles as alunas registravam as práticas de formação desenvolvidas no interior da escola. Do ponto de vista teórico, a pesquisa se baseou nos estudos sobre cultura escolar, desenvolvidos por Escolano (1998), Juliá (2001, 2002) e Faria Filho (2000, 2002, 2005). Seus resultados indicam que a preocupação com a formação de professores rurais, neste período, fazia parte de um projeto mais amplo de fixação do homem no campo. Indicam ainda que, se a experiência desenvolvida pelo curso normal regional Sandoval Soares de Azevedo atingiu seu objetivo no sentido de preparar bem a professora, entretanto não atingiu sua finalidade – preparar quadros docentes para atuar no ensino rural –, uma vez que os professores aí formados foram absorvidos pelo sistema escolar urbano, onde atuaram com sucesso. |
Descrição: | Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1922 |
Outros identificadores: | Mestrado EDUCAÇÃO |
Aparece nas coleções: | Estudos Históricos sobre Juventude |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 2.94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador