Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1892
Título: | A PERSPECTIVA DE TEMPO FUTURO COMO UM ASPECTO DA MOTIVAÇÃO DO ADOLESCENTE NA ESCOLA |
Autor(es): | BZUNECK, José Aloyseo LOCATELLI, Adriana Cristina Dias |
Palavras-chave: | ADOLESCENTES;MOTIVAÇÃO;RELAÇÕES INTERPESSOAIS |
Data do documento: | 2004 |
Editor: | UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA |
Resumo: | A FAMÍLIA É O CONTEXTO NATURAL PARA OS FILHOS CRESCEREM E RECEBEREM AUXÍLIO. TAMBÉM É NO CONTEXTO FAMILIAR QUE AS CRENÇAS OU EXPECTATIVAS DOS PAIS EM RELAÇÃO AOS FILHOS SE EVIDENCIAM. O MODELO SISTÊMICO POSTULA A CRENÇA QUE O SUJEITO ESTÁ INSERIDO NO MUNDO DE RELAÇÕES, E QUE, AO MESMO TEMPO INFLUENCIA E É INFLUENCIADO POR ELAS. O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO LEVANTAR ALGUNS FATORES DA DINÂMICA DE RELACIONAMENTOS DO ADOLESCENTE, NO QUE SE REFERE AO ENFRENTAMENTO DE PROBLEMAS E DIFICULDADES, BEM COMO QUANTO À SATISFAÇÃO PESSOAL E EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO AO FUTURO. A AMOSTRA FOI COMPOSTA DE 200 ADOLESCENTES COM IDADES ENTRE 15 A 21 ANOS, QUE FREQÜENTAM ESCOLAS PÚBLICAS EM DUAS CIDADES DO NORTE DO PARANÁ, SENDO 100 DE CADA CIDADE, E CONSTITUINDO-SE DE 102 SUJEITOS FEMININOS E DE 98 SUJEITOS MASCULINOS. O INSTRUMENTO UTILIZADO FOI UMA FORMA ADAPTADA DO INVENTÁRIO-PADRÃO PARA O ESTUDO DA ?FAMÍLIA Y ADOLESCÊNCIA: INDICADORES DE SALUD? DA W. K. KELLOGG FOUNDATION, SENDO APLICADO APENAS A PARTE 2 DO MESMO. OS DADOS FORAM ANALISADOS EM FUNÇÃO DA VARIÁVEL SEXO E IDADE, SENDO SUBDIVIDIDOS EM DOIS GRUPOS, DE 15-17 ANOS E DE 18-21 ANOS, PARA CADA SEXO. A ANÁLISE PERMITE VERIFICAR COMO OS ADOLESCENTES ENFRENTAM SEUS PROBLEMAS E DIFICULDADES, A QUEM PEDEM APOIO, QUAL O GRAU DE SATISFAÇÃO COM OS AMIGOS E CONSIGO MESMO, ALÉM DAS ASPIRAÇÕES QUANTO AOS ASPECTOS DE SUAS VIDAS E FUTURO. ANALISANDO-SE OS DADOS AFERIDOS CONCLUI-SE QUE A MAIORIA DOS ADOLESCENTES, MESMO PROPALANDO O DESEJO DA AUTONOMIA, TÊM A NECESSIDADE DA PRESENÇA E AJUDA DOS PAIS, NO DECORRER DO PROCESSO DA CONQUISTA DA INDEPENDENCIA, COMO ENDOSSO DE SEUS ATOS; GRANDE PARTE DOS SUJEITOS DEFINIU-SE COMO SATISFEITOS CONSIGO MESMOS, APRESENTANDO UM RELACIONAMENTO EQUILIBRADO NO AMBIENTE ESCOLAR E COM OS AMIGOS, O QUE SUGERE UM AMBIENTE FAMILIAR SAUDÁVEL E EQUILIBRADO. COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS, OS RESULTADOS DO PRESENTE ESTUDO RESSALTAM A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DOS CONTEXTOS FAMILIARES E SOCIAIS, COMO SUGERE O MODELO SISTÊMICO, PARA UMA COMPREENSÃO MAIS ESPECÍFICA DA DINÂMICA DAS RELAÇÕES DO ADOLESCENTE, TENDO EM VISTA SEREM FUNDAMENTAIS PARA UM DESENVOLVIMENTO SAUDÁVEL DO MESMO. |
Descrição: | BIBLIOTECA CENTRAL DA UEL |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1892 |
Outros identificadores: | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece nas coleções: | Jovens e Família |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 644.04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador