Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1889
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBORGES, Regina Maria Rabellopt_BR
dc.contributor.authorFLORES, Mariel Hidalgopt_BR
dc.coverage.spatialRSpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:33:34Z-
dc.date.available2009-03-14T18:33:34Z-
dc.date.issued2004pt_BR
dc.date.submitted2004pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1889-
dc.descriptionBIBLIOTECA CENTRALpt_BR
dc.description.abstractESTA DISSERTAÇÃO INVESTIGOU A COMPLEXA PROBLEMÁTICA DAS DROGAS ENTRE OS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA DE NÍVEL MÉDIO NA CIDADE DE PORTO ALEGRE/RS. AO CONTRÁRIO DO QUE SE FOCALIZA COMUMENTE, BUSQUEI NESSA PESQUISA CONHECER A REALIDADE DOS ADOLESCENTES NÃO USUÁRIOS DE DROGAS, NA EXPECTATIVA DE IDENTIFICAR OS MOTIVOS QUE LEVAM ESSES JOVENS A RECUSÁ-LAS. ASSIM, PARA MELHOR COMPREENSÃO DESSA TEMÁTICA, PESQUISEI OS ASPECTOS LEGAIS SOBRE DROGAS, A FUNCIONALIDADE DO SISTEMA NERVOSO, AS SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS E SEUS EFEITOS ORGÂNICOS E, AINDA, OS PRINCIPAIS MODELOS DE PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS, BUSCANDO ENGAJAR EDUCAÇÃO E SAÚDE, PRINCIPALMENTE NO NÍVEL CEREBRAL. AS INFORMAÇÕES COLETADAS JUNTO AOS ALUNOS, EM DEPOIMENTOS E ENTREVISTAS, FORAM ANALISADAS QUALITATIVAMENTE, SERVINDO DE BASE PARA PLANEJAR ALGUMAS ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES PARA PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS, NO COLÉGIO ESTADUAL JÚLIO DE CASTILHOS. COM ESSAS ATIVIDADES, SERÁ PROMOVIDO UM PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO QUANTO ÀS CONDIÇÕES PARA UMA VIDA COM MAIOR QUALIDADE E SAÚDE CEREBRAL. O JOVEM COM VIGOR MENTAL PODERÁ DESENVOLVER UM POTENCIAL REFLEXIVO MAIS ELEVADO, BEM COMO MELHOR CAPACIDADE CRÍTICA PARA PROMOVER MODIFICAÇÕES NO CONTEXTO SOCIAL EM QUE SE ENCONTRA INSERIDO, CONTRIBUINDO PARA O CRESCIMENTO E PROGRESSO DO PAÍS. PORTANTO, ESTA PESQUISA PODERÁ SERVIR COMO SUBSÍDIO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO, E TAMBÉM PARA TRABALHAR COM A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES, NUM PROCESSO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, RESSALTANDO A REALIDADE DO MUNDO DAS DROGAS NA ADOLESCÊNCIA.pt_BR
dc.format.extent839455 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SULpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectADOLESTENTESpt_BR
dc.subjectSAÚDE CEREBRALpt_BR
dc.subjectPREVENÇÃO AO USO DE DROGASpt_BR
dc.subject.otherJOVENS E SUBSTANCIAS PSICOATIVASpt_BR
dc.titleMOTIVOS QUE LEVAM JOVENS A RECUSAR DROGAS: SUBSÍDIOS A PROPOSTAS DE PREVENÇÃO À DROGATIZAÇÃO NA ESCOLA, COM ÊNFASE NA SAÚDE CEREBRALpt_BR
Appears in Collections:Jovens e Substâncias Psicoativas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf819.78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools