Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1876
Título: | Jovens Estudantes: interdição e inserção no consumo de substâncias psicoativas |
Autor(es): | GUIMARÃES, Maria Tereza Canezin MARTINS, Maria Do Carmo C |
Palavras-chave: | JOVENS;CONSUMO;DROGAS |
Data do documento: | 2003 |
Editor: | UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS |
Resumo: | TRATA-SE DE UMA PESQUISA ABORDANDO O CONSUMO DE SUBSTÂNCIA PSICOATIVAS ENTRE JOVENS ESTUDANTES. O FENÔMENO DA DROGADIÇÃO IMBRICA-SE A FATORES FUNDAMENTAIS, QUE SÃO AS AGÊNCIAS SOCIALIZADORAS, SOBRETUDO A FAMÍLIA E A ESCOLA. PORTANTO, INVESTIGA-SE O PAPEL DESSAS AGÊNCIAS NA FORMAÇÃO DO JOVEM E SEUS SIGNIFICADOS NA CONSTITUIÇÃO DO JOVEM COMO SUJEITO. NESTE SENTIDO, O JOVEM FOI TOMADO COMO SUJEITO SOCIAL, PORTADOR DE UMA HISTORICIDADE, UMA ORIGEM FAMILIAR, OCUPANDO UM LUGAR DETERMINADO NA SOCIEDADE. É UM SER SINGULAR, QUE AGE SOBRE O MUNDO, E NESTA AÇÃO, SE PRODUZ E É PRODUZIDO NO CONJUNTO DAS RELAÇÕES SOCIAIS A QUE PERTENCE. AO DEFINIR O JOVEM COMO UM SUJEITO SOCIAL, ADOTA-SE UMA POSTURA METODOLÓGICA EM QUE O JOVEM É PERCEBIDO COMO CAPAZ DE REFLETIR SOBRE SUAS AÇÕES, TER POSICIONAMENTOS DIANTE DA VIDA, O QUE REQUER DO PESQUISADOR DISTANCIAMENTO E AUTO-REFLEXÃO. O MÉTODO QUE MELHOR SE ADEQUOU ÀS ESPECIFICIDADES DA PESQUISA FOI O FENOMENOLÓGICO, POR POSSIBILITAR ADENTRAR NO UNIVERSO CONCEITUAL DOS SUJEITOS E PERGUNTAR QUEM SÃO ESTES JOVENS, VERIFICAR SUA REALIDADE COTIDIANA, O SIGNIFICADO QUE ATRIBUEM A ELA, SEUS ANSEIOS E SEUS DILEMAS. UTILIZOU-SE COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA A TÉCNICA DE DEPOIMENTOS. FORAM ENTREVISTADOS SEIS JOVENS, DIVIDIDOS EM DOIS GRUPOS: O PRIMEIRO, COMPOSTO POR JOVENS ESCOLHIDOS EM VIRTUDE DO NÃO-USO DE DROGAS, EXCETO ÁLCOOL E TABACO, O SEGUNDO, POR USUÁRIOS DE DROGAS EM PROCESSO DE RECUPERAÇÃO. OS CRITÉRIOS SEGUIDOS NOS DOIS GRUPOS FORAM: ESTAREM NA FAIXA ETÁRIA DE 15 A 24 ANOS; TEREM FREQÜÊNCIA ESCOLAR E PERTENCEREM AO MESMO ESTRATO SÓCIO-ECONÔMICO. AS ENTREVISTAS SEGUIRAM UM ROTEIRO EM QUE FORAM INQUIRIDOS ASPECTOS FUNDAMENTAIS DA VIDA DO JOVEM: LAZER, PARTICIPAÇÃO POLÍTICA, ATIVIDADE REMUNERADA, VIDA ESCOLAR, CONSUMO DE DROGAS, E PREVENÇÃO. A INTENÇÃO PRINCIPAL DESTA PESQUISA FOI A DE ORGANIZAR UM CONHECIMENTO QUE POSSA SUBSIDIAR A FORMULAÇÃO DE PROJETOS DE PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS NAS ESCOLAS. PALAVRAS-CHAVE: JOVENS; DROGAS, INTERDIÇÃO, INSERÇÃO. |
Descrição: | BIBLIOTECA CENTRAL DA UCG |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1876 |
Outros identificadores: | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece nas coleções: | Jovens e Substâncias Psicoativas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 539.2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador