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http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1872
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | VILELA, Rita Amélia Teixeira | pt_BR |
dc.contributor.author | RIBEIRO, Wânier Aparecida | pt_BR |
dc.coverage.spatial | MG | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:33:31Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T18:33:31Z | - |
dc.date.issued | 2001 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2001 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1872 | - |
dc.description | PUC-MINAS | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTA DISSERTAÇÃO APRESENTA OS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DE ABORDAGENS PEDAGÓGICAS DE PREVENÇÃO DO USO INDEVIDO DE DROGAS POR ADOLESCENTES. O INTERESSE DO ESTUDO FOI O DE ANALISAR AS MOTIVAÇÕES, POSTURAS, ATITUDES E PERCEPÇÕES DOS ADOLESCENTES FRENTE A PROPOSTAS DE PREVENÇÃO DESENVOLVIDAS EM ESCOLAS. FORAM ANALISADAS DUAS CONCEPÇÕES DE PREVENÇÃO DO USO INDEVIDO DE DROGAS, UMA ABORDAGEM REPRESSIVA E OUTRA LIBERTADORA, EM UMA ESCOLA PARTICULAR DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, SITUADA EM BELO HORIZONTE. TAL ESCOLA INCLUI, EM SUAS PRÁTICAS ESCOLARES, ATIVIDADES REGULARES DE PREVENÇÃO E, NOS ANOS DE 1999 E 2000 ABRIGOU UMA EXPERIÊNCIA DE PREVENÇÃO, CONSIDERADA INOVADORA, PROPOSTA POR UMA INSTITUIÇÃO UNIVERSITÁRIA E DESENVOLVIDA COMO ATIVIDADE DE EXTENSÃO DOS CURSOS DE PEDAGOGIA E PSICOLOGIA. OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM, ESSENCIALMENTE, ADOLESCENTES DE CLASSE SÓCIO-ECONÔMICA MÉDIA, COM FAIXA ETÁRIA ENTRE 12 E 18 ANOS, MAS INCLUIU TAMBÉM PROFESSORES E REPRESENTANTES DO CORPO ADMINISTRATIVO DA ESCOLA. O ESTUDO FOI CENTRADO EM DOIS GRUPOS DE 14 ADOLESCENTES EM CADA UM. O GRUPO 1 REPRESENTOU A PEDAGOGIA REPRESSIVA DE PREVENÇÃO, CENTRADA NO ENFOQUE DE COMBATE À DROGA. O GRUPO 2 REPRESENTOU A PEDAGOGIA ALTERNATIVA , COM EXPERIÊNCIAS ADVINDAS DAS ATIVIDADES PROPOSTAS DE UM PROJETO DENOMINADO "ADOLE-SER", DESENVOLVIDO POR UMA EQUIPE DE PROFISSIONAIS DO UNICENTRO NEWTON PAIVA. A OPÇÃO METODOLÓGICA FOI A ABORDAGEM QUALITATIVA, UTILIZANDO O DISCURSO DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS, EXPRESSOS NAS ENTREVISTAS SEMI-DIRIGIDAS. ESTE ESTUDO PRETENDEU ALCANÇAR TRÊS OBJETIVOS: 1º) COMPREENDER E ANALISAR AS PERCEPÇÕES RELATIVAS ÀS CONCEPÇÕES DE PREVENÇÃO VIVENCIADAS PELOS DOIS GRUPOS; 2º) AVALIAR OS RESULTADOS DE TRABALHOS DE PREVENÇÃO, COMUMENTE, EFETIVADOS PELA A ESCOLA E 3º) LEVANTAR ELEMENTOS APROPRIADOS PARA A DEFESA DA PROPOSIÇÃO DE UMA NOVA FORMA DE PREVENÇÃO DO USO INDEVIDO DE DROGAS COM ADOLESCENTES ESCOLARES, MAIS ADEQUADA AOS PROPÓSITOS EDUCACIONAIS PARA OS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO E MAIS APROPRIADA PARA RESPONDER OS ANSEIOS DA POPULAÇÃO ESCOLAR DESTES NÍVEIS DE ENSINO. PARA CONTEMPLAR TAIS OBJETIVOS FEZ-SE NECESSÁRIA A DISCUSSÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR ENQUANTO PRESCRIÇÃO E AÇÃO, APOSTANDO QUE ELE DEVE SE CONSTITUIR NUM INSTRUMENTO DIALÉTICO VOLTADO À FORMAÇÃO DA CIDADANIA. TAL CONCEPÇÃO É VALIDADA PELA ATUAL PROPOSTA EDUCATIVA DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS AO ASSINALAR A IMPORTÂNCIA DA ELEIÇÃO DE TEMAS TRANSVERSAIS, RELACIONADOS AO EXERCÍCIO DA CIDADANIA, NO CURRÍCULO ESCOLAR DOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO. OS RESULTADOS ENCONTRADOS INDICARAM QUE A PREVENÇÃO DO USO INDEVIDO DE DROGAS, ENQUANTO "PRÁTICA DE LIBERDADE", FAVORECE UMA FORMAÇÃO MAIS AMPLIADA DOS ADOLESCENTES, POSSIBILITANDO UMA VISÃO CRÍTICA DA REALIDADE E DA SUA RESPONSABILIDADE SOBRE SUA ESCOLHA DO USO OU NÃO DAS DROGAS. AS CONCLUSÕES DESTA INVESTIGAÇÃO APONTAM PARA A APROXIMAÇÃO ENTRE OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO LIBERTADORA DE PAULO FREIRE E A APLICAÇÃO PRÁTICA DESSA PROPOSTA. IDENTIFICAM-SE OS AVANÇOS PEDAGÓGICOS QUE PODEM SER ALCANÇADOS A PARTIR DESTE ENFOQUE E A NECESSIDADE DE AMPLIAÇÃO DESTA PROPOSTA NO COTIDIANO ESCOLAR. | pt_BR |
dc.format.extent | 523334 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS | pt_BR |
dc.subject | PREVENÇÃO DO USO INDEVIDO DE DROGAS | pt_BR |
dc.subject | ADOLESCENTES | pt_BR |
dc.subject | TEMAS TRANS | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS E SUBSTANCIAS PSICOATIVAS | pt_BR |
dc.title | ABORDAGENS PEDAGÓGICAS DE PREVENÇÃO DO USO INDEVIDO DE DROGAS POR ADOLESCENTES: DA PRÁTICA DA OPRESSÃO À "PRÁTICA DA OPRESSÃO À "PRÁTICA DA LIBERDADE" | pt_BR |
Appears in Collections: | Jovens e Substâncias Psicoativas |
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