Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1865
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGUIMARÃES, Maria Tereza Canezinpt_BR
dc.contributor.authorVASCONCELOS, Angela Dolores Baiocchi Dept_BR
dc.coverage.spatialGOpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:32:40Z-
dc.date.available2009-03-14T18:32:40Z-
dc.date.issued2001pt_BR
dc.date.submitted2001pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1865-
dc.descriptionBIBLIOTECA CENTRAL DA UCGpt_BR
dc.description.abstractO OBJETIVO CENTRAL DESTA PESQUISA É EXAMINAR QUAIS SÃO AS DIMENSÕES SIMBÓLICAS QUE PERMEIAM A CONSTRUÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR DE JOVENS/ADOLESCENTES MULHERES NO ENSINO MÉDIO. MAIS ESPECIFICAMENTE, A PESQUISA PRETENDE INVESTIGAR A CONSTRUÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR NO UNIVERSO FEMININO DAS JOVENS/ADOLESCENTES COMO OPÇÃO DE INSERÇÃO NO UNIVERSO SOCIAL. PARA TANTO, PROCURA ANALISAR AS MEDIAÇÕES ENTRE CONTEXTO HISTÓRICO, A PRODUÇÃO TEÓRICA E AS QUESTÕES QUE DÃO SIGNIFICADO ÀS JOVENS/ADOLESCENTES PARA ATINGIREM ALTOS ÍNDICES NAS AVALIAÇÕES DE ENSINO MÉDIO. ESTE TRABALHO DEMONSTRA QUE HÁ UM PROCESSO EM CURSO DE RESSIGNIFICAÇÃO DO PAPEL DA MULHER NA SOCIEDADE, INDICANDO A NECESSIDADE DE REPENSAR O SUCESSO ESCOLAR NA DIREÇÃO EM QUE A CATEGORIA GÊNERO ASSUME SIGNIFICAÇÃO. A INSERÇÃO DAS JOVENS/ADOLESCENTES NA SOCIEDADE ATUAL ESTÁ IMBRINCADA POR UM CONJUNTO DE FATORES DE NATUREZA ECONÔMICA, SOCIAL E POLÍTICA, QUE CRIAM E RECRIAM NOVAS NECESSIDADES, EXPECTATIVAS E REDIMENSIONAM A EDUCAÇÃO FORMAL, COMO ELEMENTO IMPORTANTE NO PROCESSO DE ASCENSÃO SOCIAL E DE SUCESSO PROFISSIONAL. UTILIZA-SE A ABORDAGEM QUALITATIVA BASEADA NA INVESTIGAÇÃO E ANÁLISE DAS HISTÓRIAS DE VIDA DE JOVENS QUE CURSAM TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, EM ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DE GOIÂNIA. O ENFOQUE TEÓRICO CONSIDERA QUE ÊXITO OU FRACASSO ESCOLAR SÃO PRODUTOS DA FORMA COMO SE ORGANIZAM O SISTEMA ESCOLAR, O SISTEMA FAMILIAR, OS PADRÕES CULTURAIS E, OS FENÔMENOS MACROESTRUTURAIS, RESULTADOS DO PROCESSO HISTÓRICO EM MOVIMENTO NA SOCIEDADE. NO PERCURSO DE HISTÓRIAS DE VIDA, AS JOVENS/ADOLESCENTES/MULHERES APRESENTAM RELATOS QUE CONFIRMAM AS TEORIAS DE FORMAÇÃO DE HABITUS E ETHOS DE CLASSE SOCIAL COMO FUNDAMENTOS DE UMA REALIDADE QUE SE PROCESSA NO PLANO DE CONSTRUÇÕES OBJETIVAS E SUBJETIVAS, TORNANDO O SUCESSO ESCOLAR ESTRATÉGIA DE INSERÇÃO SOCIAL. ESSE PROJETO DE VIDA INSERE-SE NO PROCESSO HISTÓRICO E CONTEMPORÂNEO DE REDEFINIÇÃO DOS PAPÉIS SOCIAIS DIANTE DAS MUDANÇAS DE CENÁRIOS POLÍTICOS E ECONÔMICOS QUE SE RECOLOCAM E BUSCAM HEGEMONIA.pt_BR
dc.format.extent614798 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁSpt_BR
dc.subjectJUVENTUDEpt_BR
dc.subjectGÊNEROpt_BR
dc.subjectSUCESSO ESCOLARpt_BR
dc.subject.otherJOVENS, SEXUALIDADE E GÊNEROpt_BR
dc.subject.otherGÊNERO - gênero e escolapt_BR
dc.titleJOVENS/ADOLESCENTES, GÊNERO E SUCESSO ESCOLARpt_BR
Appears in Collections:Jovens, Sexualidade e Gênero

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf600.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools