Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1865
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GUIMARÃES, Maria Tereza Canezin | pt_BR |
dc.contributor.author | VASCONCELOS, Angela Dolores Baiocchi De | pt_BR |
dc.coverage.spatial | GO | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:32:40Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T18:32:40Z | - |
dc.date.issued | 2001 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2001 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1865 | - |
dc.description | BIBLIOTECA CENTRAL DA UCG | pt_BR |
dc.description.abstract | O OBJETIVO CENTRAL DESTA PESQUISA É EXAMINAR QUAIS SÃO AS DIMENSÕES SIMBÓLICAS QUE PERMEIAM A CONSTRUÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR DE JOVENS/ADOLESCENTES MULHERES NO ENSINO MÉDIO. MAIS ESPECIFICAMENTE, A PESQUISA PRETENDE INVESTIGAR A CONSTRUÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR NO UNIVERSO FEMININO DAS JOVENS/ADOLESCENTES COMO OPÇÃO DE INSERÇÃO NO UNIVERSO SOCIAL. PARA TANTO, PROCURA ANALISAR AS MEDIAÇÕES ENTRE CONTEXTO HISTÓRICO, A PRODUÇÃO TEÓRICA E AS QUESTÕES QUE DÃO SIGNIFICADO ÀS JOVENS/ADOLESCENTES PARA ATINGIREM ALTOS ÍNDICES NAS AVALIAÇÕES DE ENSINO MÉDIO. ESTE TRABALHO DEMONSTRA QUE HÁ UM PROCESSO EM CURSO DE RESSIGNIFICAÇÃO DO PAPEL DA MULHER NA SOCIEDADE, INDICANDO A NECESSIDADE DE REPENSAR O SUCESSO ESCOLAR NA DIREÇÃO EM QUE A CATEGORIA GÊNERO ASSUME SIGNIFICAÇÃO. A INSERÇÃO DAS JOVENS/ADOLESCENTES NA SOCIEDADE ATUAL ESTÁ IMBRINCADA POR UM CONJUNTO DE FATORES DE NATUREZA ECONÔMICA, SOCIAL E POLÍTICA, QUE CRIAM E RECRIAM NOVAS NECESSIDADES, EXPECTATIVAS E REDIMENSIONAM A EDUCAÇÃO FORMAL, COMO ELEMENTO IMPORTANTE NO PROCESSO DE ASCENSÃO SOCIAL E DE SUCESSO PROFISSIONAL. UTILIZA-SE A ABORDAGEM QUALITATIVA BASEADA NA INVESTIGAÇÃO E ANÁLISE DAS HISTÓRIAS DE VIDA DE JOVENS QUE CURSAM TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, EM ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DE GOIÂNIA. O ENFOQUE TEÓRICO CONSIDERA QUE ÊXITO OU FRACASSO ESCOLAR SÃO PRODUTOS DA FORMA COMO SE ORGANIZAM O SISTEMA ESCOLAR, O SISTEMA FAMILIAR, OS PADRÕES CULTURAIS E, OS FENÔMENOS MACROESTRUTURAIS, RESULTADOS DO PROCESSO HISTÓRICO EM MOVIMENTO NA SOCIEDADE. NO PERCURSO DE HISTÓRIAS DE VIDA, AS JOVENS/ADOLESCENTES/MULHERES APRESENTAM RELATOS QUE CONFIRMAM AS TEORIAS DE FORMAÇÃO DE HABITUS E ETHOS DE CLASSE SOCIAL COMO FUNDAMENTOS DE UMA REALIDADE QUE SE PROCESSA NO PLANO DE CONSTRUÇÕES OBJETIVAS E SUBJETIVAS, TORNANDO O SUCESSO ESCOLAR ESTRATÉGIA DE INSERÇÃO SOCIAL. ESSE PROJETO DE VIDA INSERE-SE NO PROCESSO HISTÓRICO E CONTEMPORÂNEO DE REDEFINIÇÃO DOS PAPÉIS SOCIAIS DIANTE DAS MUDANÇAS DE CENÁRIOS POLÍTICOS E ECONÔMICOS QUE SE RECOLOCAM E BUSCAM HEGEMONIA. | pt_BR |
dc.format.extent | 614798 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS | pt_BR |
dc.subject | JUVENTUDE | pt_BR |
dc.subject | GÊNERO | pt_BR |
dc.subject | SUCESSO ESCOLAR | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS, SEXUALIDADE E GÊNERO | pt_BR |
dc.subject.other | GÊNERO - gênero e escola | pt_BR |
dc.title | JOVENS/ADOLESCENTES, GÊNERO E SUCESSO ESCOLAR | pt_BR |
Appears in Collections: | Jovens, Sexualidade e Gênero |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools