Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1865
Título: | JOVENS/ADOLESCENTES, GÊNERO E SUCESSO ESCOLAR |
Autor(es): | GUIMARÃES, Maria Tereza Canezin VASCONCELOS, Angela Dolores Baiocchi De |
Palavras-chave: | JUVENTUDE;GÊNERO;SUCESSO ESCOLAR |
Data do documento: | 2001 |
Editor: | UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS |
Resumo: | O OBJETIVO CENTRAL DESTA PESQUISA É EXAMINAR QUAIS SÃO AS DIMENSÕES SIMBÓLICAS QUE PERMEIAM A CONSTRUÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR DE JOVENS/ADOLESCENTES MULHERES NO ENSINO MÉDIO. MAIS ESPECIFICAMENTE, A PESQUISA PRETENDE INVESTIGAR A CONSTRUÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR NO UNIVERSO FEMININO DAS JOVENS/ADOLESCENTES COMO OPÇÃO DE INSERÇÃO NO UNIVERSO SOCIAL. PARA TANTO, PROCURA ANALISAR AS MEDIAÇÕES ENTRE CONTEXTO HISTÓRICO, A PRODUÇÃO TEÓRICA E AS QUESTÕES QUE DÃO SIGNIFICADO ÀS JOVENS/ADOLESCENTES PARA ATINGIREM ALTOS ÍNDICES NAS AVALIAÇÕES DE ENSINO MÉDIO. ESTE TRABALHO DEMONSTRA QUE HÁ UM PROCESSO EM CURSO DE RESSIGNIFICAÇÃO DO PAPEL DA MULHER NA SOCIEDADE, INDICANDO A NECESSIDADE DE REPENSAR O SUCESSO ESCOLAR NA DIREÇÃO EM QUE A CATEGORIA GÊNERO ASSUME SIGNIFICAÇÃO. A INSERÇÃO DAS JOVENS/ADOLESCENTES NA SOCIEDADE ATUAL ESTÁ IMBRINCADA POR UM CONJUNTO DE FATORES DE NATUREZA ECONÔMICA, SOCIAL E POLÍTICA, QUE CRIAM E RECRIAM NOVAS NECESSIDADES, EXPECTATIVAS E REDIMENSIONAM A EDUCAÇÃO FORMAL, COMO ELEMENTO IMPORTANTE NO PROCESSO DE ASCENSÃO SOCIAL E DE SUCESSO PROFISSIONAL. UTILIZA-SE A ABORDAGEM QUALITATIVA BASEADA NA INVESTIGAÇÃO E ANÁLISE DAS HISTÓRIAS DE VIDA DE JOVENS QUE CURSAM TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, EM ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DE GOIÂNIA. O ENFOQUE TEÓRICO CONSIDERA QUE ÊXITO OU FRACASSO ESCOLAR SÃO PRODUTOS DA FORMA COMO SE ORGANIZAM O SISTEMA ESCOLAR, O SISTEMA FAMILIAR, OS PADRÕES CULTURAIS E, OS FENÔMENOS MACROESTRUTURAIS, RESULTADOS DO PROCESSO HISTÓRICO EM MOVIMENTO NA SOCIEDADE. NO PERCURSO DE HISTÓRIAS DE VIDA, AS JOVENS/ADOLESCENTES/MULHERES APRESENTAM RELATOS QUE CONFIRMAM AS TEORIAS DE FORMAÇÃO DE HABITUS E ETHOS DE CLASSE SOCIAL COMO FUNDAMENTOS DE UMA REALIDADE QUE SE PROCESSA NO PLANO DE CONSTRUÇÕES OBJETIVAS E SUBJETIVAS, TORNANDO O SUCESSO ESCOLAR ESTRATÉGIA DE INSERÇÃO SOCIAL. ESSE PROJETO DE VIDA INSERE-SE NO PROCESSO HISTÓRICO E CONTEMPORÂNEO DE REDEFINIÇÃO DOS PAPÉIS SOCIAIS DIANTE DAS MUDANÇAS DE CENÁRIOS POLÍTICOS E ECONÔMICOS QUE SE RECOLOCAM E BUSCAM HEGEMONIA. |
Descrição: | BIBLIOTECA CENTRAL DA UCG |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1865 |
Outros identificadores: | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece nas coleções: | Jovens, Sexualidade e Gênero |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 600.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador