Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1842
Título: | APRENDIZAGEM DO CONHECIMENTO ESCOLAR, GÊNERO E SEXUALIDADE EM MULHERES ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA |
Autor(es): | BERNARDES, Nara Maria Guazzelli DORNELLES, Susana De Almeida |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO;MULHERES ADOLESCENTES DE RUA;EDUCAÇÃO |
Data do documento: | 2001 |
Editor: | PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL |
Resumo: | O PRESENTE ESTUDO INVESTIGOU COMO MULHERES ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA SE RELACIONAM COM A APRENDIZAGEM DO CONHECIMENTO ESCOLAR, COMO SE PERCEBEM E QUE SENTIMENTOS VIVENCIAM EM RELAÇÃO AO GÊNERO E À SEXUALIDADE. PRETENDEU TAMBÉM EXAMINAR COMO SE MOSTRAM AS POSSIBILIDADES E AS LIMITAÇÕES DE UM TRABALHO INSTITUCIONAL COM ESSAS ADOLESCENTES. O MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO FOI O ESTUDO DE CASO NA SUA MODALIDADE QUALITATIVA, SENDO UTILIZADA A ANÁLISE DE CONTEÚDO PARA TRABALHAR OS DADOS TAMBÉM NA MODALIDADE QUALITATIVA. O TRABALHO DE CAMPO FOI REALIZADO DURANTE O ANO DE 2000 EM UMA INSTITUIÇÃO ABERTA QUE ATUA DIRETAMENTE NO ATENDIMENTO A ESSAS ADOLESCENTES. O NÚMERO DE SUJEITOS DA PESQUISA FOI DE SETE MULHERES ADOLESCENTES COM IDADES ENTRE TREZE E DEZESSETE ANOS. OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, OBSERVAÇÕES INDIVIDUAIS E EM PEQUENOS GRUPOS, ENTREVISTAS SEMIDIRIGIDAS INDIVIDUAIS E ANÁLISE DE DOCUMENTOS. COM BASE EM UMA PERSPECTIVA PSICODINÂMICA, OS RESULTADOS DA PESQUISA APONTAM QUE ESSAS ADOLESCENTES ESTABELECEM COM A APRENDIZAGEM DO CONHECIMENTO ESCOLAR UMA RELAÇÃO DE IMPOSSIBILIDADE POR VIVENCIAREM SENTIMENTOS DE INCAPACIDADE PARA A APRENDIZAGEM DE TAL CONHECIMENTO. EM RELAÇÃO A COMO SE PERCEBEM E QUE SENTIMENTOS VIVENCIAM QUANTO AO GÊNERO E À SEXUALIDADE, CONSTATA-SE A REPRODUÇÃO CULTURAL E SOCIAL DO GÊNERO E SUAS IMPLICAÇÕES COM A SEXUALIDADE E A MATERNIDADE, VIVIDAS COM GRANDE AMBIVALÊNCIA. A SEXUALIDADE NÃO É VIVIDA COM PRAZER, MAS COMO ALGO QUE DEVE SER SUPORTADO. A IDÉIA DE QUE SER MULHER É VIVER UMA VIDA DE SOFRIMENTO E DE SUBMISSÃO ESTÁ PRESENTE NA CONCEPÇÃO DESSAS MENINAS. QUANTO AO TRABALHO INSTITUCIONAL COM ESSAS ADOLESCENTES, VERIFICA-SE QUE, APESAR DE INÚMERAS DIFICULDADES, AS POSSIBILIDADES PODEM SE TORNAR CONCRETAS NA MEDIDA DA REALIZAÇÃO DE UM TRABALHO BASEADO EM UM VÍNCULO DE CONFIANÇA E AFETO, FUNDAMENTADO EM UMA PROPOSTA QUE PRIVILEGIE SEU CONTEXTO E MUNDO INTERNO. |
Descrição: | BIBLIOTECA CENTRAL DA PUCRS |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1842 |
Outros identificadores: | Mestrado EDUCAÇÃO |
Aparece nas coleções: | Jovens, Sexualidade e Gênero |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 423 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador