Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1838
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLIMA, Rita De Cássia Pereirapt_BR
dc.contributor.authorGONINI, Fatima Aparecida Coelhopt_BR
dc.coverage.spatialSPpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:32:35Z-
dc.date.available2009-03-14T18:32:35Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1838-
dc.descriptionJOSEFINA DE SOUZA LACERDApt_BR
dc.description.abstractESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O ?FICAR?, OBSERVANDO POSSÍVEIS RELAÇÕES QUE PODEM SER ESTABELECIDAS COM A VIOLÊNCIA NO UNIVERSO ESCOLAR. O ESTUDO FOI REALIZADO COM 13 ADOLESCENTES DA 6ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO/SP. O REFERENCIAL TEÓRICO FUNDAMENTA-SE NA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS (TRS) E EM ESTUDOS QUE ABORDAM OS TEMAS RELAÇÕES DE GÊNERO, SEXUALIDADE E VIOLÊNCIA. O ESTUDO FOI REALIZADO DURANTE O 1º SEMESTRE ESCOLAR DE 2005 NO PERÍODO DA TARDE. A PESQUISA DE CAMPO REALIZOU-SE EM DUAS ETAPAS: A PRIMEIRA CONSTITUIU-SE DE ENTREVISTAS INDIVIDUAIS, SEMI-ESTRUTURADAS E A SEGUNDA DE UMA ATIVIDADE COM OS PARTICIPANTES, EM QUE LHES FOI SOLICITADO QUE EXPRESSASSEM, EM UMA FOLHA DE PAPEL, COM DESENHOS E TEXTOS, OS ASSUNTOS ABORDADOS NA ENTREVISTA QUE LHES VINHAM EM MENTE. A METODOLOGIA DE ANÁLISE DE DADOS FUNDAMENTOU-SE NA ANÁLISE DE CONTEÚDO, MODALIDADE TEMÁTICA. NAS ENTREVISTAS FORAM DEFINIDOS TRÊS TEMAS-CHAVE ?ESCOLA?, ?VIOLÊNCIA? E ?FICAR?. NAS EXPRESSÕES GRÁFICAS FOI IDENTIFICADO UM TEMA-CHAVE: ?RELAÇÃO VIOLÊNCIA-FICAR?. NA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, NAS DUAS ETAPAS, FOI IDENTIFICADO UM NÚCLEO FIGURATIVO EM TORNO DO RELACIONAMENTO AMOROSO TRADICIONAL, PAUTADO NA FIDELIDADE. OBSERVOU-SE UMA AMBIGÜIDADE QUE PODE CAUSAR CONFLITO NO ADOLESCENTE, VISTO QUE, POR UM LADO, A PRÁTICA DO ?FICAR? É COMUM NO GRUPO, REVELANDO UM TIPO DE RELACIONAMENTO ATUAL, SEM ENVOLVER COMPROMISSO. POR OUTRO LADO, OS VALORES SOCIAIS E MORAIS DESSES EDUCANDOS SOBRE RELAÇÕES AFETIVAS SE ANCORAM EM UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL QUE VALORIZA A UNIÃO ESTÁVEL MONOGÂMICA E O CASAMENTO TRADICIONAL. ASSIM, EMBORA ?FIQUEM?, ESSA PRÁTICA PROVOCA CIÚME E SENTIMENTO DE POSSE, PROVOCANDO VIOLÊNCIA NO UNIVERSO ESCOLAR. OS RESULTADOS PODEM OFERECER SUBSÍDIOS PARA QUE A ESCOLA REFLITA SOBRE SEU PAPEL QUANTO A ABORDAR O ?FICAR?, REPENSANDO AS INTERAÇÕES QUE SE MANIFESTAM NO COTIDIANO ESCOLAR ENVOLVENDO O TEMA.pt_BR
dc.format.extent2016178 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherCENTRO UNIVERSITÁRIO MOURA LACERDApt_BR
dc.subjectVIOLÊNCIA NA ESCOLApt_BR
dc.subjectRELAÇÕES DE GÊNEROpt_BR
dc.subjectSEXUALIDADEpt_BR
dc.subjectREPRESENTAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.subject.otherJOVENS, SEXUALIDADE E GÊNEROpt_BR
dc.subject.otherGÊNERO - gênero e escolapt_BR
dc.titleREPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO "FICAR": CAMINHOS PARA COMPREENDER A VIOLÊNCIA NO COTIDIANO ESCOLARpt_BR
Appears in Collections:Jovens, Sexualidade e Gênero

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf1.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools