Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1819
Título : | GESTOS DO SILÊNCIO: PARA ESCONDER A DIFERENÇA |
Autor : | RANGEL, Mary Therezinha Alexandre Simen CAETANO, Marcio Rodrigo Vale |
Palabras clave : | LGBT;ESPAÇO ESCOLAR |
Fecha de publicación : | 2005 |
Editorial : | UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE |
Resumen : | DIRECIONAMOS NOSSA DISSERTAÇÃO DE MODO A APONTAR ALGUNS CAMINHOS QUE AMPLIARAM A VISIBILIDADE DE HOMOSSEXUAIS E OS CONFRONTAMOS COM OS DADOS COLHIDOS NA PESQUISA DE CAMPO QUE INDICARAM A INVISIBILIDADE DOS SUJEITOS HOMOSSEXUAIS NOS ESPAÇOS ESCOLARES. MESMO RECONHECENDO AS REDES DE RELAÇÕES E ESPAÇOS QUE ESSES INDIVÍDUOS ATUAM COTIDIANAMENTE (FAMÍLIA, RELIGIÃO, TRABALHO ENTRE VÁRIOS OUTROS), DADO A OCULTAÇÃO DA PROBLEMÁTICA NOS ESPAÇOS ESCOLARES, NÃO EXISTINDO, NOS ÓRGÃOS OFICIAIS LEVANTAMENTOS ACERCA DAS AGRESSÕES SOFRIDAS EM ÂMBITO FÍSICO E PSÍQUICO, NEM AS FORMAS COMO SÃO TRATADAS COTIDIANAMENTE A TEMÁTICA E SUJEITO HOMOSSEXUAL NA ESCOLA, NOS VALEMOS DOS RELATOS DOS/DAS FREQÜENTADORES/AS E ATIVISTAS DA ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL GRUPO ARCO-ÍRIS DE CONSCIENTIZAÇÃO HOMOSSEXUAL PARA ALCANÇAR O NOSSO PRINCIPAL OBJETIVO QUE É ESTABELECER O DIÁLOGO ENTRE O NÚCLEO DAS IMAGENS DAS EXPECTATIVAS CONSTRUÍDAS PARA A ESCOLA E OS GESTOS DO SILÊNCIO PARA ESCONDER AS DIFERENÇAS PRESENTES NO COTIDIANO ESCOLAR PARA INVISIBILIZAR OS/AS HOMOSSEXUAIS. A DIFICULDADE DE ALCANÇAR A EXTENSÃO DAS QUESTÕES CULTURAIS QUE ENVOLVEM ESSE TEMA, INCLUINDO DADOS ESTATÍSTICAS DE VIOLÊNCIA FÍSICA, EM DIVERSAS FORMAS E SITUAÇÕES, JÁ FOI SINALIZADO PELOS AUTORES QUE DISCORREM SOBRE A TEMÁTICA. A INVISIBILIDADE É APONTADA COMO A MAIOR FRONTEIRA ENTRE A HIPÓTESE E O CONHECIMENTO. ISSO DECORRE DO SILENCIAMENTO, PROVOCADO, SOBRETUDO PELO MEDO, QUE RESULTA EM UM CONTROLE RIGOROSO DOS GESTOS E DA VOZ, PARA NÃO SEREM RECONHECIDOS. NO ENTANTO, BUSCANDO UM DIÁLOGO ENTRE ANDRADE (2002), BHABHA (2003), BRITZMAN (1996), CERTEAU (1996, 1998), ELIAS (1994), GOFFMAN (1974, 1985), LOURO (2001) E RANGEL (1994) ENTRE VÁRIOS OUTROS AUTORES E AUTORAS NOS COLOCAMOS A VISUALIZAR, ANALISAR E COMPREENDER AS REDES DE SOCIABILIDADES E, SOBRETUDO, AS FORMAS ENCONTRADAS POR ALUNOS/AS E PROFESSORES/AS QUE NA VIGILÂNCIA, SÃO CAPAZES DE EXERCER SUAS SEXUALIDADES. |
Descripción : | BIBLIOTECA CENTRAL DO GARGOATÁ |
URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1819 |
Otros identificadores : | Mestrado EDUCAÇÃO MISTO |
Aparece en las colecciones: | Jovens, Sexualidade e Gênero |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 1.76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador