Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1789
Title: | MENINAS DO GRAFFITI: EDUCAÇÃO, ADOLESCÊNCIA, IDENTIDADE E GÊNERO NAS CULTURAS JUVENIS CONTEMPORÂNEAS |
Authors: | GUIMARÃES, Isaura Rocha Figueiredo MAGRO, Viviane Melo De Mendonça |
Keywords: | ADOLESCÊNCIA;IDENTIDADE;GÊNERO;GRAFITE |
Issue Date: | 2003 |
Publisher: | UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
Abstract: | ESTE TRABALHO BUSCOU APREENDER OS SIGNIFICADOS DAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS POR MENINAS, EM GRUPOS DE GRAFFITI, COM O OBJETIVO DE CONSTRUIR COMPREENSÃO SOBRE A IDENTIDADE NA ADOLESCÊNCIA E SUAS IMPLICAÇÕES EM PRÁTICAS EDUCATIVAS EM UMA CULTURA JUVENIL CONTEMPORÂNEA DE PERIFERIA. FORAM REALIZADOS DIFERENTES TIPOS DE CONTATOS COM OS ADOLESCENTES E JOVENS PARTICIPANTES DOS GRUPOS DE GRAFFITI DE CAMPINAS. A ANÁLISE DO CONJUNTO DE DADOS FOI FEITA PELO MÉTODO FENOMENOLÓGICO HEURÍSTICO DE PESQUISA, QUE PROCUROU DESCREVER OS SIGNIFICADOS COMPARTILHADOS DAS EXPERIÊNCIAS. AS EXPERIÊNCIAS DE IDENTIDADE APREENDIDAS DAS MENINAS DO GRAFFITI FORAM DESCRITAS COMO UM REASSENTAMENTO ESTRATÉGICO NO QUAL EXPERIÊNCIAS VIVIDAS PASSADAS (INDIVIDUAIS E COLETIVAS) SÃO RESGATADAS PARA CONSTRUÇÃO DE NOVOS MODOS DE TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE SOCIAL E DE SUAS VIDAS NO PRESENTE. AS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS NÃO-FORMAIS NO GRAFFITI SÃO ESTRATÉGIAS PRIVILEGIADAS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO QUE AJUDAM OS/AS ADOLESCENTES E JOVENS A MINIMIZAR IMPACTO NEGATIVO DA EXCLUSÃO SOCIAL EM SUAS IDENTIDADES E A ELABORAR - POR MEIO DA ARTE, CULTURA E POLÍTICA - VIVÊNCIAS PROATIVAS E AFIRMATIVAS DE SI MESMO QUANDO SE SITUAM SOCIALMENTE, EVITANDO OUTROS MODOS COMO OS DA CRIMINALIDADE, DROGAS E VIOLÊNCIA. |
Description: | BIBLIOTECA CENTRAL |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1789 |
Other Identifiers: | Doutorado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Appears in Collections: | Jovens, Sexualidade e Gênero |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools