Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1787
Título: JOVENS MULHERES E A CULTURA CORPORAL: MECANISMOS DE DISTINÇÃO SOCIAL NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DAS ACADEMIAS DE GINÁSTICA
Autor(es): GUIMARÃES, Maria Tereza Canezin
MONTENEGRO, Tangriane
Palavras-chave: CORPO;JOVENS;MULHERES;DISTINÇÃO SOCIAL
Data do documento: 2005
Editor: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
Resumo: ESTE TRABALHO TEM COMO O OBJETIVO DISCUTIR A RESPEITO DE COMO JOVENS MULHERES ESTUDANTES QUE FREQÜENTAM AS ACADEMIAS DE GINÁSTICA USAM O CORPO COMO FORMA DE DISTINÇÃO SOCIAL, E QUAL O SIGNIFICADO DE SER JOVEM EM ESPAÇOS SÓCIO-CULTURAIS DIFERENCIADOS DAQUELES DE EDUCAÇÃO FORMAL. BUSCA EXPRIMIR O IDEÁRIO DE CORPO VIGENTE NA SOCIEDADE ATUAL, QUE SE CONFIGURA NA JUVENILIZAÇÃO DA CULTURA E QUAL SEUS SIGNIFICADOS PARA A JUVENTUDE CONTEMPORÂNEA. A ACADEMIA DE GINÁSTICA É ESTUDADA COMO UM ESPAÇO DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL, DE QUE AS MULHERES JOVENS SE APROPRIAM PARA REALIZAR A MANUTENÇÃO/PERPETUAÇÃO DE SEUS CORPOS. PROCURA-SE NESSE SENTIDO, ANALISAR O ETHOS DE VIDA DE MULHERES DE CLASSE MÉDIA QUE FREQÜENTAM ACADEMIAS DE GINÁSTICA DE GRANDE E MÉDIO PORTE, COM O OBJETIVO DE EVIDENCIAR DIFERENÇAS NA APROPRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE MANUTENÇÃO/PERPETUAÇÃO DOS CORPOS USADAS POR AMBOS OS GRUPOS. É REALIZADO UM RECORTE DE COMO O CORPO DA MULHER HISTORICAMENTE TEM SIDO UM OBJETO DE OPRESSÃO PELO PODER: ANTIGAMENTE, DO PATRIARCALISMO, E NOS DIAS ATUAIS, DO ASCETISMO DISCIPLINAR.
Descrição: SISTEMAS DE BIBLIOTECAS DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1787
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
Aparece nas coleções:Jovens, Sexualidade e Gênero

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf514.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador