Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1765
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALBUQUERQUE, Paulo Henrique Novaes Martins De | pt_BR |
dc.contributor.author | NOVENA, Nádia Patrizia | pt_BR |
dc.coverage.spatial | PE | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:32:20Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T18:32:20Z | - |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2004 | pt_BR |
dc.identifier | Doutorado | pt_BR |
dc.identifier | SOCIOLOGIA | pt_BR |
dc.identifier | MISTO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1765 | - |
dc.description | Biblioteca Central | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo central desta pesquisa foi analisar os dispositivos e as representações sociais da sexualidade presentes na organização escolar e suas referências para a produção de subjetividades. Para subsidiar teoricamente este estudo, construímos uma sociologia da sexualidade a partir dos referenciais de Michel Foucault e da sociologia clínica, em particular de Eugène Enriquez. Os procedimentos metodológicos foram estabelecidos a partir de uma tipologia de instâncias: institucional, organizacional e das práticas discursivas. Este estudo aponta para as seguintes considerações: a) a desconsideração das diferentes manifestações da sexualidade, como a homossexualidade e sua estigmatização por parte da organização escolar, gera situações que expressam formas de discriminação e de violência; b) de maneira articulada a este processo, observa-se o silenciamento acerca da sexualidade e de suas múltiplas possibilidades de expressão, revelando uma das operações mais ativamente envolvidas na produção das subjetividades na prática da organização escolar. A representação social da sexualidade na instância institucional indica a sua multiplicidade, apontando diferentes formas de expressão, como a homossexualidade; nas organizações escolares, expressa a sua fixação biologizante e naturalizada; e nos discursos dos adolescentes, são apreendidas como: ficar, virgindade, gravidez na adolescência e homossexualidade. Foram constituídos três grupos para análise: 1° composto de estudantes de 13 a 17 anos, de ambos os sexos, da escola pública estadual (A) e da rede privada (B) do Recife; 2° composto pela direção e professores destas escolas; 3° composto por profissionais que elaboraram o programa de educação sexual das escolas de PE. A apreensão das representações sociais foi feita a partir de técnicas qualitativas, e a análise de conteúdo foi empregada como procedimento de análise. | pt_BR |
dc.format.extent | 997566 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | SEXUALIDADE | pt_BR |
dc.subject | DISCURSO | pt_BR |
dc.subject | CULTURA POLÍTICA | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS, SEXUALIDADE E GÊNERO | pt_BR |
dc.subject.other | GÊNERO - identidades de gênero | pt_BR |
dc.title | A Sexualidade na Organização Escolar: Narrativas do Silêncio | pt_BR |
Appears in Collections: | Jovens, Sexualidade e Gênero |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools