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dc.contributor.advisorALBUQUERQUE, Paulo Henrique Novaes Martins Dept_BR
dc.contributor.authorNOVENA, Nádia Patriziapt_BR
dc.coverage.spatialPEpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:32:20Z-
dc.date.available2009-03-14T18:32:20Z-
dc.date.issued2004pt_BR
dc.date.submitted2004pt_BR
dc.identifierDoutoradopt_BR
dc.identifierSOCIOLOGIApt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1765-
dc.descriptionBiblioteca Centralpt_BR
dc.description.abstractO objetivo central desta pesquisa foi analisar os dispositivos e as representações sociais da sexualidade presentes na organização escolar e suas referências para a produção de subjetividades. Para subsidiar teoricamente este estudo, construímos uma sociologia da sexualidade a partir dos referenciais de Michel Foucault e da sociologia clínica, em particular de Eugène Enriquez. Os procedimentos metodológicos foram estabelecidos a partir de uma tipologia de instâncias: institucional, organizacional e das práticas discursivas. Este estudo aponta para as seguintes considerações: a) a desconsideração das diferentes manifestações da sexualidade, como a homossexualidade e sua estigmatização por parte da organização escolar, gera situações que expressam formas de discriminação e de violência; b) de maneira articulada a este processo, observa-se o silenciamento acerca da sexualidade e de suas múltiplas possibilidades de expressão, revelando uma das operações mais ativamente envolvidas na produção das subjetividades na prática da organização escolar. A representação social da sexualidade na instância institucional indica a sua multiplicidade, apontando diferentes formas de expressão, como a homossexualidade; nas organizações escolares, expressa a sua fixação biologizante e naturalizada; e nos discursos dos adolescentes, são apreendidas como: ficar, virgindade, gravidez na adolescência e homossexualidade. Foram constituídos três grupos para análise: 1° composto de estudantes de 13 a 17 anos, de ambos os sexos, da escola pública estadual (A) e da rede privada (B) do Recife; 2° composto pela direção e professores destas escolas; 3° composto por profissionais que elaboraram o programa de educação sexual das escolas de PE. A apreensão das representações sociais foi feita a partir de técnicas qualitativas, e a análise de conteúdo foi empregada como procedimento de análise.pt_BR
dc.format.extent997566 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.subjectSEXUALIDADEpt_BR
dc.subjectDISCURSOpt_BR
dc.subjectCULTURA POLÍTICApt_BR
dc.subject.otherJOVENS, SEXUALIDADE E GÊNEROpt_BR
dc.subject.otherGÊNERO - identidades de gêneropt_BR
dc.titleA Sexualidade na Organização Escolar: Narrativas do Silênciopt_BR
Appears in Collections:Jovens, Sexualidade e Gênero

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