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http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1731
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | ABREU, Mara Alice Fernandes De | pt_BR |
dc.contributor.author | GARCIA, Antonio Miguel | pt_BR |
dc.coverage.spatial | SP | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:32:13Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T18:32:13Z | - |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2003 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | MISTO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1731 | - |
dc.description | Biblioteca da UNESP - Campus de Bauru | pt_BR |
dc.description.abstract | A sexualidade tem sido considerada um atributo do ser humano, que se desenvolve dentro de seus aspectos biológicos, psicológicos e socioculturais. Com o propósito de se investigar como pensam os professores, alunos e genitores sobre a sexualidade humana e sobre o papel da escola na orientação sexual de seus alunos, foram aplicados questionários nesses três segmentos e realizadas entrevistas semiestruturadas com professores e alunos, junto ao ensino fundamental de duas escolas públicas estaduais, uma no centro e outra da periferia pertencentes ao município de Bauru. Considerando-se o envolvimento da família no ambiente escolar, foram apontados aspectos, expressos pelos três segmentos investigados e pela literatura consultada, os quais devem ser considerados na elaboração de uma proposta de orientação sexual. Os resultados ressaltam, quando da elaboração de um programa de orientação sexual na escola, a necessidade de se proporcionar momentos de reflexão dos três segmentos envolvidos, em relação aos aspectos biológicos, psicológicos e socioculturais da sexualidade humana, no sentido de proporcionar aos professores, a reconstrução de sua sexualidade colaborando em sua atuação como elemento de formação; aos jovens, as concepções e informações necessárias ao desenvolvimento sociocultural de sua sexualidade, possibilitando que os mesmos sejam capazes de elaborar sua própria conduta e descobrir suas capacidades e proporcionando aos pais a ampliação dos conhecimentos em direção à diversidade de valores existentes na sociedade, constituindo-os elementos colaboradores para com a escola. | pt_BR |
dc.format.extent | 789432 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNESP - BAURU | pt_BR |
dc.subject | SEXUALIDADE | pt_BR |
dc.subject | ORIENTAÇÃO SEXUAL | pt_BR |
dc.subject | ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
dc.subject | ESCOLA PÚBLICA | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS, SEXUALIDADE E GÊNERO | pt_BR |
dc.subject.other | GÊNERO - educação sexual | pt_BR |
dc.title | A orientação sexual na escola: como os professores, alunos e genitores percebem a sexualidade e o papel da escola na orientação sexual | pt_BR |
Appears in Collections: | Jovens, Sexualidade e Gênero |
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