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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorABREU, Mara Alice Fernandes Dept_BR
dc.contributor.authorGARCIA, Antonio Miguelpt_BR
dc.coverage.spatialSPpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:32:13Z-
dc.date.available2009-03-14T18:32:13Z-
dc.date.issued2003pt_BR
dc.date.submitted2003pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1731-
dc.descriptionBiblioteca da UNESP - Campus de Baurupt_BR
dc.description.abstractA sexualidade tem sido considerada um atributo do ser humano, que se desenvolve dentro de seus aspectos biológicos, psicológicos e socioculturais. Com o propósito de se investigar como pensam os professores, alunos e genitores sobre a sexualidade humana e sobre o papel da escola na orientação sexual de seus alunos, foram aplicados questionários nesses três segmentos e realizadas entrevistas semiestruturadas com professores e alunos, junto ao ensino fundamental de duas escolas públicas estaduais, uma no centro e outra da periferia pertencentes ao município de Bauru. Considerando-se o envolvimento da família no ambiente escolar, foram apontados aspectos, expressos pelos três segmentos investigados e pela literatura consultada, os quais devem ser considerados na elaboração de uma proposta de orientação sexual. Os resultados ressaltam, quando da elaboração de um programa de orientação sexual na escola, a necessidade de se proporcionar momentos de reflexão dos três segmentos envolvidos, em relação aos aspectos biológicos, psicológicos e socioculturais da sexualidade humana, no sentido de proporcionar aos professores, a reconstrução de sua sexualidade colaborando em sua atuação como elemento de formação; aos jovens, as concepções e informações necessárias ao desenvolvimento sociocultural de sua sexualidade, possibilitando que os mesmos sejam capazes de elaborar sua própria conduta e descobrir suas capacidades e proporcionando aos pais a ampliação dos conhecimentos em direção à diversidade de valores existentes na sociedade, constituindo-os elementos colaboradores para com a escola.pt_BR
dc.format.extent789432 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNESP - BAURUpt_BR
dc.subjectSEXUALIDADEpt_BR
dc.subjectORIENTAÇÃO SEXUALpt_BR
dc.subjectENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.subjectESCOLA PÚBLICApt_BR
dc.subject.otherJOVENS, SEXUALIDADE E GÊNEROpt_BR
dc.subject.otherGÊNERO - educação sexualpt_BR
dc.titleA orientação sexual na escola: como os professores, alunos e genitores percebem a sexualidade e o papel da escola na orientação sexualpt_BR
Appears in Collections:Jovens, Sexualidade e Gênero

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