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http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1730
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | PRATA, Maria Regina Dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.author | ADOLPH, Claudio Fernando | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RJ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:32:13Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T18:32:13Z | - |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2004 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1730 | - |
dc.description | Biblioteca Setorial Mestrado | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa investiga como a discussão da sexualidade na escola influencia a conduta e a produção da identidade sexual de alunos de 13 a 17 anos, a partir da percepção destes. A intenção foi compreender de que modo a escola, como instância de formação educativa e de produção de identidades, participa da forma pela qual os adolescentes vivenciam sua sexualidade. Tomou-se como embasamento teórico autores como Foucault (1977), Deleuze (1992), Giddens (2002), Lopes Louro (2000), entre outros. Foram aplicados 84 questionários mistos com 11 perguntas a alunos de 7ª série de uma escola pública de São Gonçalo e de uma escola particular de Niterói. Foi feito um levantamento de percentagens e, nas justificativas das perguntas abertas, foi realizada uma análise categorial temática formando-se as seguintes categorias: "Valorização das informações", "Limitações da escola" e "Diversidade de concepções". A primeira reflete a importância atribuída às informações recebidas, em particular as associadas à prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e à gravidez. A segunda se refere às limitações para a transmissão de informações sobre a sexualidade na escola. A categoria "Diversidade de concepções" indica como os alunos percebem as transformações ocorridas em relação à educação sexual, em comparação com a geração de seus avós e pais. Os resultados indicaram que a escola não é considerada como um lugar privilegiado na produção da identidade sexual dos adolescentes, uma vez que os meios de comunicação e a família são igualmente importantes. A naturalidade com a qual a temática da sexualidade é abordada pelos adolescentes parece refletir transformações na cultura, representadas pela passagem de um modelo disciplinar rígido para a ausência de modelos rígidos, e pela importância de se preservar dos riscos associados às práticas sexuais. A importância destes cuidados fez com que esta temática entrasse nas escolas, como parte das políticas que envolvem a prevenção e a saúde sexual para os adolescentes, tornando-os responsáveis pelos seus atos e por sua sexualidade. | pt_BR |
dc.format.extent | 962951 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ | pt_BR |
dc.subject | PRÁTICAS ESCOLARES | pt_BR |
dc.subject | PRODUÇÃO DA IDENTIDADE | pt_BR |
dc.subject | SEXUALIDADE | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS, SEXUALIDADE E GÊNERO | pt_BR |
dc.subject.other | GÊNERO - identidades de gênero | pt_BR |
dc.title | A participação da escola na produção da identidade sexual do adolescente | pt_BR |
Appears in Collections: | Jovens, Sexualidade e Gênero |
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