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dc.contributor.advisorPRATA, Maria Regina Dos Santospt_BR
dc.contributor.authorADOLPH, Claudio Fernandopt_BR
dc.coverage.spatialRJpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:32:13Z-
dc.date.available2009-03-14T18:32:13Z-
dc.date.issued2004pt_BR
dc.date.submitted2004pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1730-
dc.descriptionBiblioteca Setorial Mestradopt_BR
dc.description.abstractA pesquisa investiga como a discussão da sexualidade na escola influencia a conduta e a produção da identidade sexual de alunos de 13 a 17 anos, a partir da percepção destes. A intenção foi compreender de que modo a escola, como instância de formação educativa e de produção de identidades, participa da forma pela qual os adolescentes vivenciam sua sexualidade. Tomou-se como embasamento teórico autores como Foucault (1977), Deleuze (1992), Giddens (2002), Lopes Louro (2000), entre outros. Foram aplicados 84 questionários mistos com 11 perguntas a alunos de 7ª série de uma escola pública de São Gonçalo e de uma escola particular de Niterói. Foi feito um levantamento de percentagens e, nas justificativas das perguntas abertas, foi realizada uma análise categorial temática formando-se as seguintes categorias: "Valorização das informações", "Limitações da escola" e "Diversidade de concepções". A primeira reflete a importância atribuída às informações recebidas, em particular as associadas à prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e à gravidez. A segunda se refere às limitações para a transmissão de informações sobre a sexualidade na escola. A categoria "Diversidade de concepções" indica como os alunos percebem as transformações ocorridas em relação à educação sexual, em comparação com a geração de seus avós e pais. Os resultados indicaram que a escola não é considerada como um lugar privilegiado na produção da identidade sexual dos adolescentes, uma vez que os meios de comunicação e a família são igualmente importantes. A naturalidade com a qual a temática da sexualidade é abordada pelos adolescentes parece refletir transformações na cultura, representadas pela passagem de um modelo disciplinar rígido para a ausência de modelos rígidos, e pela importância de se preservar dos riscos associados às práticas sexuais. A importância destes cuidados fez com que esta temática entrasse nas escolas, como parte das políticas que envolvem a prevenção e a saúde sexual para os adolescentes, tornando-os responsáveis pelos seus atos e por sua sexualidade.pt_BR
dc.format.extent962951 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁpt_BR
dc.subjectPRÁTICAS ESCOLARESpt_BR
dc.subjectPRODUÇÃO DA IDENTIDADEpt_BR
dc.subjectSEXUALIDADEpt_BR
dc.subject.otherJOVENS, SEXUALIDADE E GÊNEROpt_BR
dc.subject.otherGÊNERO - identidades de gêneropt_BR
dc.titleA participação da escola na produção da identidade sexual do adolescentept_BR
Appears in Collections:Jovens, Sexualidade e Gênero

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