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Título: TRAJETÓRIA DE VOLTA À ESCOLA DE JOVENS NEGROS E JOVENS NEGRAS EM CUIABÁ-MT: MANIFESTAÇÕES DE CONSCIÊNCIA POLÍTICA E CONSCIÊNCIA ÉTNICA
Autor(es): MOTTA, Manoel Francisco De Vasconcelos
SANTOS, Andréa Dos
Palavras-chave: AFRO-DESCENDENTES;JOVENS;CONSCIENTIZAÇÃO POLÍTICA;ETNICIDADE
Data do documento: 2005
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
Resumo: ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETO DE ANÁLISE, INVESTIGAR A TRAJETÓRIA ESCOLAR E SOCIAL DE JOVENS NEGROS E NEGRAS MATRICULADOS NO ENSINO MÉDIO, MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS REGIME PRESENCIAL, A FIM DE COMPREENDER QUAIS SERIAM OS FATORES DETERMINANTES QUE EXPLICAM O ABANDONO E, POSTERIORMENTE, O RETORNO AO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DOS MESMOS NESSE NÍVEL E MODALIDADE DE ENSINO NA CIDADE DE CUIABÁ/MATO GROSSO. UTILIZAMOS AS CONTRIBUIÇÕES DA TRADIÇÃO MARXISTA PARA COMPREENDERMOS SE AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA DIVERSIDADE DE ESPAÇOS DESSA TRAJETÓRIA ESCOLAR E SOCIAL, CONSTITUÍRAM OU NÃO FATOR DETERMINANTE A ESSE RETORNO À ESCOLA. A ABORDAGEM DA PESQUISA É QUALITATIVA E UTILIZOU OS SEGUINTES PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO; REVISÃO DA LITERATURA; MAPEAMENTO DOS JOVENS NEGROS E NEGRAS MATRICULADOS NO ENSINO MÉDIO, NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EM DUAS ESCOLAS ESTADUAIS NA CIDADE DE CUIABÁ; SELEÇÃO DOS SUJEITOS PARA REALIZAÇÃO DE ENTREVISTA SEMI - ESTRUTURADA; LEVANTAMENTO DA TRAJETÓRIA DE VIDA DOS JOVENS E ANÁLISE DOS DADOS, AVANÇANDO NA COMPREENSÃO DAS DETERMINAÇÕES QUE CONSTITUEM O PROBLEMA DE PESQUISA.
Descrição: BIBLIOTECA CENTRAL DA UFMT E BIBLIOTECA SETORIAL DO IE/UFMT
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1714
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Jovens Negros

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