Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1713
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BEYER, Hugo Otto | pt_BR |
dc.contributor.author | ROSA, Luiz Vergílio B Da | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RS | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:31:30Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T18:31:30Z | - |
dc.date.issued | 2001 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2001 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1713 | - |
dc.description | BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTA PESQUISA BUSCA CARACTERIZAR A EXCLUSÃO ÉTNICA DO NEGRO COMO UMA DAS FACES DO FRACASSO ESCOLAR. ESTE FOCO ESTABELECE CONEXÕES COM A PRODUÇÃO HISTÓRICA DO RACISMO E DA DISCRIMINAÇÃO, QUE TEM PRODUZIDO FORMAS ESTEREOTIPADAS DE REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA IDENTIDADE E DO LUGAR DO NEGRO NA SOCIEDADE. PROCURA ANALISAR COMO OS ADOLESCENTES NEGROS, ALUNOS DO SUPLETIVO NOTURNO, DE UMA ESCOLA PÚBLICA LOCALIZADA EM UM BAIRRO EMPOBRECIDO, MARCADOS PELA REPROVAÇÃO, REPETÊNCIA E EVASÃO ESCOLAR, RE-ELABORAM ESSAS IMAGENS NEGATIVAS NA CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE E NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS. FAÇO APROXIMAÇÕES TEÓRICAS LIGADAS À FORMULAÇÃO E BUSCA DE ENFOQUES HISTORIOGRÁFICOS, SOCIOLÓGICOS E EDUCACIONAIS QUE AJUDEM A EXPLICITAR A HISTÓRIA DE NOSSA FORMAÇÃO SOCIAL, O CARÁTER DA DISCRIMINAÇÃO ÉTNICA E SOCIAL DO NEGRO, DA NATUREZA EXCLUDENTE DO ESTADO E DO FRACASSO ESCOLAR, COMO UMA FACE DA EXCLUSÃO ÉTNICA DO NEGRO. ATRAVÉS DOS DADOS ETNOGRÁFICOS, E DAS FALAS DOS ALUNOS E PROFESSORAS, BUSCO PERCEBER COMO AS MANIFESTAÇÕES DE RACISMO E DISCRIMINAÇÃO; E COMO ESSAS CATEGORIAS, QUANDO PERCEBIDAS, PODEM CONTRIBUIR, DE FORMA DIALÉTICA, PARA PROCESSOS DE INCLUSÃO E DE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS. | pt_BR |
dc.format.extent | 1055820 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL | pt_BR |
dc.subject | EXCLUSÃO | pt_BR |
dc.subject | EXCLUSÃO ESCOLAR | pt_BR |
dc.subject | AFRO-DESCENDENTES | pt_BR |
dc.subject | FRACASSO ESCOLAR | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS NEGROS | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS NEGROS - Pertencimento étnico-racial | pt_BR |
dc.title | EXCLUSÃO ÉTNICA: UMA FACE DO FRACASSO ESCOLAR - A INCLUSÃO DE ADOLESCENTES NEGROS NA PERSPECTIVA DE APROXIMAÇÃO DE PRESSUPOSTOS TEORICOS DE INCLUSÃO | pt_BR |
Appears in Collections: | Jovens Negros |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools