Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1700
Título: | Desvelando a exclusão de jovens negros: o ponto de vista dos excluídos |
Autor(es): | MÜLLER, Maria Lúcia Rodrigues AIZA, Maria Aparecida De Souza |
Palavras-chave: | RACISMO NA EDUCAÇÃO;TRAJETÓRIA ESCOLAR;NEGROS |
Data do documento: | 2003 |
Editor: | UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO |
Resumo: | Investigar a exclusão de alunos negros e/ou afro-brasileiros no ensino fundamental em escolas públicas de Cuiabá é resultado da minha preocupação profissional em compreender por que os alunos que abandonavam a escola, na sua maioria, eram negros e pobres. Procurando analisar e compreender esse processo de exclusão, sob a ótica dos pesquisados, a metodologia escolhida foi a história oral, através da técnica de história de vida, a qual permitiu-me reconstruir a trajetória escolar percorrida pelos sujeitos. As entrevistas realizadas demonstraram que práticas raciais discriminatórias de professores, funcionários e colegas tornam permanente esse processo, que, na maioria das vezes, é mascarado e cruel, não permitindo ao jovem negro percebê-las e lutar contra elas. Portanto, a cor dos entrevistados aparece como um dos crivos seletivos, quando jovens negros buscam uma equidade social via escolarização, o que acarreta uma maior incidência de alunos negros reprovados e evadidos. |
Descrição: | Biblioteca Central da UFMT e Biblioteca Setorial do IE |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1700 |
Outros identificadores: | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece nas coleções: | Jovens Negros |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 305.09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador