Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1698
Título: | FRONTEIRAS DA IGUALDADE NO ENSINO SUPERIOR: EXCELÊNCIA & JUSTIÇA RACIAL |
Autor(es): | OLIVEIRA, Romualdo Luiz Portela De MOEHLECKE, Sabrina |
Palavras-chave: | JUSTIÇA RACIAL |
Data do documento: | 2004 |
Editor: | UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO |
Resumo: | POLÍTICAS DE IGUALDADE RACIAL COMO A AÇÃO AFIRMATIVA, AO EXIGIREM DIREITOS COLETIVOS E A IDENTIFICAÇÃO RACIAL DOS GRUPOS BENEFICIADOS, PERTURBAM NÃO APENAS A NOÇÃO MODERNA DE IGUALDADE E JUSTIÇA, SEGUNDO A QUAL A DISTRIBUIÇÃO DE BENS E POSIÇÕES SOCIAIS SERIA BASEADA NO INDIVÍDUO E EM SEUS MÉRITOS E TALENTOS NATURAIS, MAS TAMBÉM A IDEOLOGIA BRASILEIRA DA MESTIÇAGEM E DA DEMOCRACIA RACIAL, CONSTITUTIVA DE NOSSA IDENTIDADE E UNIDADE NACIONAIS, ONDE NÃO HAVERIA ESPAÇO PARA DIVISÕES OU DIFERENCIAÇÕES DE RAÇA. ANALISA-SE, ENTÃO, COMO TÊM SIDO RECEBIDAS AS EXPERIÊNCIAS DE AÇÃO AFIRMATIVA IMPLEMENTADAS NO BRASIL, ESPECIALMENTE NO ENSINO SUPERIOR, LOCAL DA EXCELÊNCIA E MERITOCRACIA. OBSERVA-SE SEU DESENVOLVIMENTO NOS ESTADOS UNIDOS, RECONSTITUINDO-SE SEU CONTEXTO HISTÓRICO, AS FORMAS ASSUMIDAS E AVALIANDO-SE ALGUNS DOS RESULTADOS ALCANÇADOS, ATRAVÉS DO ESTUDO DE CASO DA UNIVERSIDADE DA CALIFÓRNIA. A SEGUIR, APRESENTA-SE AS PRINCIPAIS TEORIAS NORTE-AMERICANAS E BRASILEIRAS SOBRE POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA, CONFRONTANDO-AS ÀS PERCEPÇÕES SOBRE O TEMA ENTRE ESTUDANTES ENTREVISTADOS NA CIDADE DE SÃO PAULO. PERCEBE-SE EXISTIR, PARA ALÉM DAS EXPLICAÇÕES SOBRE IDENTIDADE NACIONAL E RACISMO VELADO, MÚLTIPLOS FATORES A INFLUENCIAR E MOTIVAR OS ESTUDANTES NO APOIO OU REJEIÇÃO A TAIS POLÍTICAS. |
Descrição: | FEUSP |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1698 |
Outros identificadores: | Doutorado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece nas coleções: | Jovens Negros |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
tese.pdf | 2.58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador