Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1698
Título : | FRONTEIRAS DA IGUALDADE NO ENSINO SUPERIOR: EXCELÊNCIA & JUSTIÇA RACIAL |
Autor : | OLIVEIRA, Romualdo Luiz Portela De MOEHLECKE, Sabrina |
Palabras clave : | JUSTIÇA RACIAL |
Fecha de publicación : | 2004 |
Editorial : | UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO |
Resumen : | POLÍTICAS DE IGUALDADE RACIAL COMO A AÇÃO AFIRMATIVA, AO EXIGIREM DIREITOS COLETIVOS E A IDENTIFICAÇÃO RACIAL DOS GRUPOS BENEFICIADOS, PERTURBAM NÃO APENAS A NOÇÃO MODERNA DE IGUALDADE E JUSTIÇA, SEGUNDO A QUAL A DISTRIBUIÇÃO DE BENS E POSIÇÕES SOCIAIS SERIA BASEADA NO INDIVÍDUO E EM SEUS MÉRITOS E TALENTOS NATURAIS, MAS TAMBÉM A IDEOLOGIA BRASILEIRA DA MESTIÇAGEM E DA DEMOCRACIA RACIAL, CONSTITUTIVA DE NOSSA IDENTIDADE E UNIDADE NACIONAIS, ONDE NÃO HAVERIA ESPAÇO PARA DIVISÕES OU DIFERENCIAÇÕES DE RAÇA. ANALISA-SE, ENTÃO, COMO TÊM SIDO RECEBIDAS AS EXPERIÊNCIAS DE AÇÃO AFIRMATIVA IMPLEMENTADAS NO BRASIL, ESPECIALMENTE NO ENSINO SUPERIOR, LOCAL DA EXCELÊNCIA E MERITOCRACIA. OBSERVA-SE SEU DESENVOLVIMENTO NOS ESTADOS UNIDOS, RECONSTITUINDO-SE SEU CONTEXTO HISTÓRICO, AS FORMAS ASSUMIDAS E AVALIANDO-SE ALGUNS DOS RESULTADOS ALCANÇADOS, ATRAVÉS DO ESTUDO DE CASO DA UNIVERSIDADE DA CALIFÓRNIA. A SEGUIR, APRESENTA-SE AS PRINCIPAIS TEORIAS NORTE-AMERICANAS E BRASILEIRAS SOBRE POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA, CONFRONTANDO-AS ÀS PERCEPÇÕES SOBRE O TEMA ENTRE ESTUDANTES ENTREVISTADOS NA CIDADE DE SÃO PAULO. PERCEBE-SE EXISTIR, PARA ALÉM DAS EXPLICAÇÕES SOBRE IDENTIDADE NACIONAL E RACISMO VELADO, MÚLTIPLOS FATORES A INFLUENCIAR E MOTIVAR OS ESTUDANTES NO APOIO OU REJEIÇÃO A TAIS POLÍTICAS. |
Descripción : | FEUSP |
URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1698 |
Otros identificadores : | Doutorado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece en las colecciones: | Jovens Negros |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|
tese.pdf | 2.58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador