Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1697
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Iolanda De | pt_BR |
dc.contributor.author | SACRAMENTO, Monica Pereira Do | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RJ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:31:27Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T18:31:27Z | - |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2005 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1697 | - |
dc.description | BIBLIOTECA CENTRAL DO GRAGOATÁ | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTE TRABALHO TEM COMO TEMÁTICA CENTRAL A ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS PELOS ALUNOS INGRESSANTES NOS VESTIBULARES 2003 E 2004 NA ESDI ESCOLA SUPERIOR DE DESENHO INDUSTRIAL ATRAVÉS DA IMPLEMENTAÇÃO DA MODALIDADE DE COTAS RACIAIS, DETERMINADA A PARTIR DA PROMULGAÇÃO DAS LEIS NÚMERO 3.708/01 E 4.151/03, UMA VEZ QUE A PRESENÇA DE ESTUDANTES NEGROS NA INSTITUIÇÃO APRESENTAVA-SE, ATÉ ENTÃO, INCIPIENTE. ATRAVÉS DE PESQUISA EMPÍRICA E INTERPRETAÇÃO QUANTITATIVA E QUALITATIVA DOS DADOS SOBRE ESTA EXPERIÊNCIA PIONEIRA NO ENSINO SUPERIOR, O TRABALHO BUSCA, TRAÇAR O PERFIL DESTES JOVENS E AS MOTIVAÇÕES QUE OS LEVARAM A ESCOLHER A CARREIRA DE DESIGN, CONSIDERADA PELA SOCIEDADE COMO DE ALTO PRESTÍGIO. AS EXPERIÊNCIAS RELATADAS PELOS ESTUDANTES NEGROS - PRETOS E PARDOS - A PARTIR DE SUA ENTRADA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA REVELAM QUE HÁ EM CURSO UMA TRANSFORMAÇÃO SILENCIOSA NA INSTITUIÇÃO NO QUE ALGUNS CHAMAM DE TROPICALIZAÇÃO DO DESIGN E QUE PARA ALÉM DAS OPINIÕES DIVERSAS FORMADAS A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DA MEDIDA, O IMPACTO DA ENTRADA DESTES ESTUDANTES NA ESDI APONTA PARA UMA REVISÃO DOS PROCESSOS DE ADMISSÃO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E EM ESPECIAL, NAS CARREIRAS CONSIDERADAS SOCIALMENTE COMO DE ALTO PRESTÍGIO. O TRABALHO REVELA QUE A AMPLIAÇÃO DAS EXPECTATIVAS DOS ESTUDANTES E A CONSTRUÇÃO DE PROJETOS FUTUROS MARCAM COMO CARACTERÍSTICA CENTRAL ESTA EXPERIÊNCIA E QUE HÁ HETEROGENEIDADE DENTRO DO HOMOGÊNEO NESTE CASO A ADOÇÃO DE AÇÕES AFIRMATIVAS NA MODALIDADE DE COTAS, DESFAZENDO, ASSIM, MITOS E GENERALIZAÇÕES EM TORNO DA ADMISSÃO DESTES JOVENS. | pt_BR |
dc.format.extent | 1719696 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE | pt_BR |
dc.subject | ENSINO SUPERIOR | pt_BR |
dc.subject | AÇÃO AFIRMATIVA | pt_BR |
dc.subject | RELAÇÕES RACIAIS | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS NEGROS | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS NEGROS - A questão racial no ensino superior | pt_BR |
dc.title | AÇÃO AFIRMATIVA: O IMPACTO DA POLÍTICA DE COTAS NA ESDI (ESCOLA SUPERIOR DE DESENHO INDUSTRIAL UERJ) | pt_BR |
Appears in Collections: | Jovens Negros |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools