Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1694
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMÜLLER, Maria Lúcia Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorCASTRO, Edmara Da Costapt_BR
dc.coverage.spatialMTpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:31:26Z-
dc.date.available2009-03-14T18:31:26Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.date.submitted2005pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1694-
dc.descriptionBIBLIOTECA CENTRAL DA UFMT E BIBLIOTECA SETORIAL DO IE/UFMTpt_BR
dc.description.abstractESTA PESQUISA BUSCOU INVESTIGAR A TRAJETÓRIA DE VIDA DOS ALUNOS NEGROS DOS CURSOS DE NUTRIÇÃO, ENFERMAGEM E MEDICINA DA UFMT. O OBJETIVO FOI IDENTIFICAR COMO ESSES ALUNOS CONSEGUIRAM OBTER SUCESSO NO PROCESSO ESCOLAR ATÉ A UNIVERSIDADE, DESTACANDO OS TIPOS DE ESTRATÉGIA QUE DESENVOLVERAM, E DE APOIOS RECEBIDOS, BEM COMO OS DESAFIOS QUE, PROVAVELMENTE, FIZERAM PARTE DESSA TRAJETÓRIA. PARA A COLETA DOS DADOS, UTILIZOU-SE A TÉCNICA DE HISTÓRIA DE VIDA , FUNDAMENTADA EM BECKER (1999). FORAM REGISTRADAS AS HISTÓRIAS DE VIDA DE QUINZE ALUNOS NEGROS, SENDO CINCO DE CADA CURSO. PARA SUSTENTAR AS ANÁLISES FEITAS NESTE TRABALHO, DIFERENTES AUTORES CONSTITUÍRAM-SE COMO BASE NA BUSCA DE COMPREENDER O OBJETO DA PESQUISA. NO QUE SE REFERE ÀS FORMAS DE CLASSIFICAÇÃO DE COR NO BRASIL, OS ESTUDOS DE NOGUEIRA (1985) E PETRUCCELLI (1998), FORAM FUNDAMENTAIS PARA A COMPREENSÃO DO TEMA. OFERECERAM SUPORTE TEÓRICO NO CAMPO DO ESTUDO DA IDENTIDADE, HALL (1999) E WOORWARD (2000). PARA COMPREENDER COMO FORAM ELABORADOS E CONSTRUÍDOS OS PROJETOS DE VIDA DESSES ALUNOS ATÉ A UNIVERSIDADE, VISANDO À UMA POSSÍVEL ASCENSÃO SOCIAL, ANCOROU-SE NOS ESTUDOS DE AZEVEDO (1955), TEIXEIRA (2003A), VELHO (1999) E PASTORE (1997). AS TRAJETÓRIAS DE VIDA DOS ALUNOS NEGROS ENTREVISTADOS MOSTRARAM A IMPORTÂNCIA DAS REDES DE AJUDA E SOLIDARIEDADE DAS FAMÍLIAS, PARENTES E AMIGOS, QUE FORAM FUNDAMENTAIS PARA A REALIZAÇÃO DOS SEUS PROJETOS DE VIDA.pt_BR
dc.format.extent1177779 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOpt_BR
dc.subjectPROJETO DE VIDApt_BR
dc.subjectESTUDANTESpt_BR
dc.subjectIDENTIDADEpt_BR
dc.subjectAFRO-DESCENDENTESpt_BR
dc.subject.otherJOVENS NEGROSpt_BR
dc.subject.otherJOVENS NEGROS - A questão racial no ensino superiorpt_BR
dc.titleIDENTIDADE E TRAJETÓRIAS DE ALUNOS NEGROS DA UFMT NOS CURSOS DE NUTRIÇÃO, ENFERMAGEM E MEDICINApt_BR
Appears in Collections:Jovens Negros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools