Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1694
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MÜLLER, Maria Lúcia Rodrigues | pt_BR |
dc.contributor.author | CASTRO, Edmara Da Costa | pt_BR |
dc.coverage.spatial | MT | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:31:26Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T18:31:26Z | - |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2005 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1694 | - |
dc.description | BIBLIOTECA CENTRAL DA UFMT E BIBLIOTECA SETORIAL DO IE/UFMT | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTA PESQUISA BUSCOU INVESTIGAR A TRAJETÓRIA DE VIDA DOS ALUNOS NEGROS DOS CURSOS DE NUTRIÇÃO, ENFERMAGEM E MEDICINA DA UFMT. O OBJETIVO FOI IDENTIFICAR COMO ESSES ALUNOS CONSEGUIRAM OBTER SUCESSO NO PROCESSO ESCOLAR ATÉ A UNIVERSIDADE, DESTACANDO OS TIPOS DE ESTRATÉGIA QUE DESENVOLVERAM, E DE APOIOS RECEBIDOS, BEM COMO OS DESAFIOS QUE, PROVAVELMENTE, FIZERAM PARTE DESSA TRAJETÓRIA. PARA A COLETA DOS DADOS, UTILIZOU-SE A TÉCNICA DE HISTÓRIA DE VIDA , FUNDAMENTADA EM BECKER (1999). FORAM REGISTRADAS AS HISTÓRIAS DE VIDA DE QUINZE ALUNOS NEGROS, SENDO CINCO DE CADA CURSO. PARA SUSTENTAR AS ANÁLISES FEITAS NESTE TRABALHO, DIFERENTES AUTORES CONSTITUÍRAM-SE COMO BASE NA BUSCA DE COMPREENDER O OBJETO DA PESQUISA. NO QUE SE REFERE ÀS FORMAS DE CLASSIFICAÇÃO DE COR NO BRASIL, OS ESTUDOS DE NOGUEIRA (1985) E PETRUCCELLI (1998), FORAM FUNDAMENTAIS PARA A COMPREENSÃO DO TEMA. OFERECERAM SUPORTE TEÓRICO NO CAMPO DO ESTUDO DA IDENTIDADE, HALL (1999) E WOORWARD (2000). PARA COMPREENDER COMO FORAM ELABORADOS E CONSTRUÍDOS OS PROJETOS DE VIDA DESSES ALUNOS ATÉ A UNIVERSIDADE, VISANDO À UMA POSSÍVEL ASCENSÃO SOCIAL, ANCOROU-SE NOS ESTUDOS DE AZEVEDO (1955), TEIXEIRA (2003A), VELHO (1999) E PASTORE (1997). AS TRAJETÓRIAS DE VIDA DOS ALUNOS NEGROS ENTREVISTADOS MOSTRARAM A IMPORTÂNCIA DAS REDES DE AJUDA E SOLIDARIEDADE DAS FAMÍLIAS, PARENTES E AMIGOS, QUE FORAM FUNDAMENTAIS PARA A REALIZAÇÃO DOS SEUS PROJETOS DE VIDA. | pt_BR |
dc.format.extent | 1177779 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO | pt_BR |
dc.subject | PROJETO DE VIDA | pt_BR |
dc.subject | ESTUDANTES | pt_BR |
dc.subject | IDENTIDADE | pt_BR |
dc.subject | AFRO-DESCENDENTES | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS NEGROS | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS NEGROS - A questão racial no ensino superior | pt_BR |
dc.title | IDENTIDADE E TRAJETÓRIAS DE ALUNOS NEGROS DA UFMT NOS CURSOS DE NUTRIÇÃO, ENFERMAGEM E MEDICINA | pt_BR |
Appears in Collections: | Jovens Negros |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools