Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1683
Título: | Relações Raciais: O Explícito e o Implícito nas Interações entre Alunos em uma Escola Pública |
Autor(es): | MÜLLER, Maria Lúcia Rodrigues ALEXANDRE, Ivone Jesus |
Palavras-chave: | AFRO-BRASILEIROS;ESTUDANTES;DISCRIMINAÇÃO RACIAL;RELAÇÕES RACIAIS NA ESCOLA |
Data do documento: | 2006 |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Resumo: | Este trabalho de pesquisa teve por objetivo investigar como ocorrem as interações entre alunos negros e não negros na escola. Neste sentido, realizou-se um estudo sobre os processos implícitos nas interações escolares. Entende-se por sala de aula todo o espaço destinado às atividades pedagógicas. A metodologia utilizada foi estudo de caso com observação participante e entrevistas, respaldada em Bogdan & Biklen (1994) e Becker (1999). No desenvolvimento da pesquisa, foi possível perceber que as interações entre os alunos negros e não negros nos diferentes espaços pedagógicos são permeadas por comportamentos e atitudes discriminatórias banalizadas no cotidiano escolar. Nesta pesquisa, utilizou-se Norbert Elias (2000), Pierre Bourdieu (1998) e Goffman (1982), Cavalleiro (2000) para fundamentar as discussões. Conclui-se que as constantes situações discriminatórias a que são expostos os alunos negros no ambiente escolar resultam tanto em relações tensas e conflituosas como também comprometem a formação de uma identidade positiva. |
Descrição: | Biblioteca Central da UFMT e Biblioteca Setorial do IE/UFMT |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1683 |
Outros identificadores: | Mestrado EDUCAÇÃO MISTO |
Aparece nas coleções: | Jovens Negros |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 637.87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador