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dc.contributor.advisorCANDAU, Vera Maria Ferrãopt_BR
dc.contributor.authorALMEIDA, Mônica Andréa Oliveirapt_BR
dc.coverage.spatialRJpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:31:23Z-
dc.date.available2009-03-14T18:31:23Z-
dc.date.issued2003pt_BR
dc.date.submitted2003pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1680-
dc.descriptionBS de Educaçãopt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa focaliza questões sobre as relações entre educação e diversidade cultural, temática emergente no campo da educação, que vem sendo trabalhada mais especificamente na educação básica e que passou a ser enfocada no ensino superior com a implementação das chamadas "ações afirmativas". Tais políticas têm como objetivo superar as desvantagens que negros, mulheres e outros grupos discriminados sofreram e, para isso, buscam promover a igualdade entre os diferentes grupos que compõem a sociedade. A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) vem desenvolvendo, desde 1994, um projeto em "parceria" com diversos pré-vestibulares comunitários e, mais especificamente, com o PVNC (Pré-Vestibular para Negros e Carentes) de concessão de bolsas integrais de estudo para os afrodescendentes que obtiverem aprovação no exame de vestibular. No contexto desse projeto destaca-se o curso de graduação em Serviço Social, que possui 98% de alunos(as) oriundos(as) de pré-vestibulares comunitários. A pesquisa realizada buscou compreender como se configura a experiência desse curso de graduação dentro do universo da PUC-Rio, suas características, dificuldades, conquistas e desafios, a partir do ponto de vista de seus diferentes atores. Para isso, foram entrevistadas nove professoras, um aluno e quinze alunas do curso em questão.pt_BR
dc.format.extent1907677 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectENSINO SUPERIORpt_BR
dc.subjectDIVERSIDADE CULTURALpt_BR
dc.subjectMULTICULTURALISMOpt_BR
dc.subject.otherJOVENS NEGROSpt_BR
dc.subject.otherJOVENS NEGROS - A questão racial no ensino superiorpt_BR
dc.titlePolíticas de ação afirmativa e ensino superior: A experiência do curso de graduação em Serviço Social da PUC-Riopt_BR
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