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Título: Políticas de ação afirmativa e ensino superior: A experiência do curso de graduação em Serviço Social da PUC-Rio
Autor(es): CANDAU, Vera Maria Ferrão
ALMEIDA, Mônica Andréa Oliveira
Palavras-chave: ENSINO SUPERIOR;DIVERSIDADE CULTURAL;MULTICULTURALISMO
Data do documento: 2003
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Resumo: Esta pesquisa focaliza questões sobre as relações entre educação e diversidade cultural, temática emergente no campo da educação, que vem sendo trabalhada mais especificamente na educação básica e que passou a ser enfocada no ensino superior com a implementação das chamadas "ações afirmativas". Tais políticas têm como objetivo superar as desvantagens que negros, mulheres e outros grupos discriminados sofreram e, para isso, buscam promover a igualdade entre os diferentes grupos que compõem a sociedade. A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) vem desenvolvendo, desde 1994, um projeto em "parceria" com diversos pré-vestibulares comunitários e, mais especificamente, com o PVNC (Pré-Vestibular para Negros e Carentes) de concessão de bolsas integrais de estudo para os afrodescendentes que obtiverem aprovação no exame de vestibular. No contexto desse projeto destaca-se o curso de graduação em Serviço Social, que possui 98% de alunos(as) oriundos(as) de pré-vestibulares comunitários. A pesquisa realizada buscou compreender como se configura a experiência desse curso de graduação dentro do universo da PUC-Rio, suas características, dificuldades, conquistas e desafios, a partir do ponto de vista de seus diferentes atores. Para isso, foram entrevistadas nove professoras, um aluno e quinze alunas do curso em questão.
Descrição: BS de Educação
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1680
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
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