Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1676
Título: | VOZES E SILÊNCIO DO COTIDIANO ESCOLAR: ANÁLISE DAS RELAÇÕES RACIAIS ENTRE ALUNOS NEGROS E NÃO-NEGROS EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE CÁCERES |
Autor(es): | MÜLLER, Maria Lúcia Rodrigues SANTOS, Angela Maria Dos |
Palavras-chave: | RELAÇÃO RACIAL;ESCOLA;DISCRIMINAÇÃO RACIAL |
Data do documento: | 2005 |
Editor: | UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO |
Resumo: | A PRESENTE PESQUISA TRATA DA RELAÇÃO RACIAL ENTRE ALUNOS NEGROS, BRANCOS E BUGRES (DESCENDENTES INDÍGENAS) EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE CÁCERES-MT. BUSCOU-SE COM A PESQUISA IDENTIFICAR AS INCIDÊNCIAS DE PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO RACIAL NO COTIDIANO ESCOLAR, PARTICULARMENTE NA RELAÇÃO ALUNO-ALUNO. PARA A REALIZAÇÃO DA PESQUISA, FORAM UTILIZADOS TRÊS TIPOS DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: A) OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE; B) ENTREVISTA FOCAL; C) ENTREVISTA INDIVIDUAL, ESTA ÚLTIMA RESERVADA PARA IDENTIFICAR A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE AS RELAÇÕES RACIAIS ENTRE ALUNOS. OS RESULTADOS APONTAM PARA A EXISTÊNCIA DE DISCRIMINAÇÃO RACIAL NA RELAÇÃO ALUNO-ALUNO, PRINCIPALMENTE CONTRA ALUNOS NEGROS. AS ATITUDES VARIADAS DE COMPORTAMENTOS RACISTAS DOS ALUNOS BRANCOS INDICAM UM QUADRO DE DISCRIMINAÇÃO RACIAL QUE SUGERE UMA RETRANSMISSÃO DE SENTIMENTOS RACISTAS PELA FAMÍLIA, QUE SÃO EXERCITADOS NA ESCOLA. ESTA, POR SUA VEZ, COLABORA COM A MANUTENÇÃO E CONTINUIDADE DO RACISMO, DADO O SILENCIAMENTO DO PROFESSOR E O TRATAMENTO ÀS OFENSAS RACIAIS ENTRE ALUNOS COMO UM PROBLEMA MENOR. |
Descrição: | BIBLIOTECA CENTRAL DA UFMT E BIBLIOTECA SETORIAL DO IE/UFMT |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1676 |
Outros identificadores: | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece nas coleções: | Jovens Negros |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 891 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador