Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1676
Título : VOZES E SILÊNCIO DO COTIDIANO ESCOLAR: ANÁLISE DAS RELAÇÕES RACIAIS ENTRE ALUNOS NEGROS E NÃO-NEGROS EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE CÁCERES
Autor : MÜLLER, Maria Lúcia Rodrigues
SANTOS, Angela Maria Dos
Palabras clave : RELAÇÃO RACIAL;ESCOLA;DISCRIMINAÇÃO RACIAL
Fecha de publicación : 2005
Editorial : UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
Resumen : A PRESENTE PESQUISA TRATA DA RELAÇÃO RACIAL ENTRE ALUNOS NEGROS, BRANCOS E BUGRES (DESCENDENTES INDÍGENAS) EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE CÁCERES-MT. BUSCOU-SE COM A PESQUISA IDENTIFICAR AS INCIDÊNCIAS DE PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO RACIAL NO COTIDIANO ESCOLAR, PARTICULARMENTE NA RELAÇÃO ALUNO-ALUNO. PARA A REALIZAÇÃO DA PESQUISA, FORAM UTILIZADOS TRÊS TIPOS DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: A) OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE; B) ENTREVISTA FOCAL; C) ENTREVISTA INDIVIDUAL, ESTA ÚLTIMA RESERVADA PARA IDENTIFICAR A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE AS RELAÇÕES RACIAIS ENTRE ALUNOS. OS RESULTADOS APONTAM PARA A EXISTÊNCIA DE DISCRIMINAÇÃO RACIAL NA RELAÇÃO ALUNO-ALUNO, PRINCIPALMENTE CONTRA ALUNOS NEGROS. AS ATITUDES VARIADAS DE COMPORTAMENTOS RACISTAS DOS ALUNOS BRANCOS INDICAM UM QUADRO DE DISCRIMINAÇÃO RACIAL QUE SUGERE UMA RETRANSMISSÃO DE SENTIMENTOS RACISTAS PELA FAMÍLIA, QUE SÃO EXERCITADOS NA ESCOLA. ESTA, POR SUA VEZ, COLABORA COM A MANUTENÇÃO E CONTINUIDADE DO RACISMO, DADO O SILENCIAMENTO DO PROFESSOR E O TRATAMENTO ÀS OFENSAS RACIAIS ENTRE ALUNOS COMO UM PROBLEMA MENOR.
Descripción : BIBLIOTECA CENTRAL DA UFMT E BIBLIOTECA SETORIAL DO IE/UFMT
URI : http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1676
Otros identificadores : Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece en las colecciones: Jovens Negros

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
tese.pdf891 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

Herramientas de Administrador