Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1670
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSTRECK, Danilo Romeupt_BR
dc.contributor.authorNETO, João Evangelista Chagaspt_BR
dc.coverage.spatialRSpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:31:22Z-
dc.date.available2009-03-14T18:31:22Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1670-
dc.descriptionUNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOSpt_BR
dc.description.abstractESTE ESTUDO BUSCA IDENTIFICAR OS MECANISMOS DE EXCLUSÃO SOCIAL DO AFRO-BRASILEIRO A PARTIR DE UM ESPAÇO ESPECÍFICO: A ESCOLA PÚBLICA. PARTINDO DE CATEGORIAS CONCEITUAIS DA MODERNIDADE, TAIS COMO CIDADANIA, INCLUSÃO SOCIAL E IGUALDADE, PROCURO ESTABELECER A COINCIDÊNCIA OU NÃO DE SENTIDOS ENTRE O DISCURSO CONSIDERADO LEGÍTIMO - PROFERIDO NO ESPAÇO FORMAL DE ENSINO - E O SIGNIFICADO ATRIBUÍDO AOS FENÔMENOS SOCIAIS PELOS PESQUISADOS A PARTIR DE SEU ENTORNO. A PARTE EMPÍRICA DESTE ESTUDO FOI REALIZADA COM ALUNOS AFRO-DESCENDENTES DA 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA POPULAR DA PERIFERIA DA REGIÃO METROPOLITANA ATRAVÉS DE UM ESTUDO DE TIPO QUALITATIVO QUE CONTOU, ENTRE OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS, COM O QUESTIONÁRIO INDIVIDUAL E A ENTREVISTA COLETIVA SEMI-ESTRUTURADA. CONCLUÍ, COM BASE NAS EVIDÊNCIAS ENCONTRADAS NO UNIVERSO PESQUISADO, QUE TAIS CATEGORIAS SOBRE AS QUAIS A ESCOLA PÚBLICA ATUA ACRITICAMENTE NÃO ENCONTRAM ECO NA REALIDADE DO ALUNO AFRO-DESCENDENTE. E, AO ATUAR IRREFLETIDAMENTE, TOMANDO POR LEGÍTIMAS CATEGORIAS ESVAZIADAS DE SENTIDO, ACABA IMPEDINDO QUAISQUER ALTERNATIVAS DE CRIAÇÃO DE ESPAÇOS EXISTENCIAIS OUTROS QUE NÃO OS IMPOSTOS PELO PARADIGMA EUROANTROPOCÊNTRICO.pt_BR
dc.format.extent3552907 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOSpt_BR
dc.subjectEXCLUSÃO SOCIALpt_BR
dc.subjectAFRO-BRASILEIROSpt_BR
dc.subjectESCOLA PÚBLICApt_BR
dc.titleESCOLA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA INCLUSÃO AUTÔNOMA DO AFRO-BRASILEIRO A PARTIR DE CATEGORIAS REVISITADAS DA MODERNIDADEpt_BR
Aparece nas coleções:Jovens Negros

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese.pdf3.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador