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Título: ESCOLA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA INCLUSÃO AUTÔNOMA DO AFRO-BRASILEIRO A PARTIR DE CATEGORIAS REVISITADAS DA MODERNIDADE
Autor(es): STRECK, Danilo Romeu
NETO, João Evangelista Chagas
Palavras-chave: EXCLUSÃO SOCIAL;AFRO-BRASILEIROS;ESCOLA PÚBLICA
Data do documento: 2006
Editor: UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS
Resumo: ESTE ESTUDO BUSCA IDENTIFICAR OS MECANISMOS DE EXCLUSÃO SOCIAL DO AFRO-BRASILEIRO A PARTIR DE UM ESPAÇO ESPECÍFICO: A ESCOLA PÚBLICA. PARTINDO DE CATEGORIAS CONCEITUAIS DA MODERNIDADE, TAIS COMO CIDADANIA, INCLUSÃO SOCIAL E IGUALDADE, PROCURO ESTABELECER A COINCIDÊNCIA OU NÃO DE SENTIDOS ENTRE O DISCURSO CONSIDERADO LEGÍTIMO - PROFERIDO NO ESPAÇO FORMAL DE ENSINO - E O SIGNIFICADO ATRIBUÍDO AOS FENÔMENOS SOCIAIS PELOS PESQUISADOS A PARTIR DE SEU ENTORNO. A PARTE EMPÍRICA DESTE ESTUDO FOI REALIZADA COM ALUNOS AFRO-DESCENDENTES DA 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA POPULAR DA PERIFERIA DA REGIÃO METROPOLITANA ATRAVÉS DE UM ESTUDO DE TIPO QUALITATIVO QUE CONTOU, ENTRE OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS, COM O QUESTIONÁRIO INDIVIDUAL E A ENTREVISTA COLETIVA SEMI-ESTRUTURADA. CONCLUÍ, COM BASE NAS EVIDÊNCIAS ENCONTRADAS NO UNIVERSO PESQUISADO, QUE TAIS CATEGORIAS SOBRE AS QUAIS A ESCOLA PÚBLICA ATUA ACRITICAMENTE NÃO ENCONTRAM ECO NA REALIDADE DO ALUNO AFRO-DESCENDENTE. E, AO ATUAR IRREFLETIDAMENTE, TOMANDO POR LEGÍTIMAS CATEGORIAS ESVAZIADAS DE SENTIDO, ACABA IMPEDINDO QUAISQUER ALTERNATIVAS DE CRIAÇÃO DE ESPAÇOS EXISTENCIAIS OUTROS QUE NÃO OS IMPOSTOS PELO PARADIGMA EUROANTROPOCÊNTRICO.
Descrição: UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1670
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Jovens Negros

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