Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1662
Título: | ENTRE SENTIDOS E SABERES: A RELIGIÃO NA EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA (UM ESTUDO DE CASO: A FE-UFF) |
Autor(es): | GOHN, Maria Da Glória Marcondes FILHO, Carlos João Parada |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO;ESPIRITUALIDADE;RELIGIÃO |
Data do documento: | 2006 |
Editor: | UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
Resumo: | AS REFLEXÕES DESENVOLVIDAS NESTE ESTUDO NASCEM DA CONSTATAÇÃO DA PROLIFERAÇÃO DE GRUPOS RELIGIOSOS ORGANIZADOS NA UNIVERSIDADE E DO CARÁTER RELIGIOSO DAS DEDICATÓRIAS E AGRADECIMENTOS PRESENTES NAS MONOGRAFIAS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. É A PARTIR DESTE CONTEXTO QUE SE INVESTIGA A RELAÇÃO ENTRE AS CRENÇAS RELIGIOSAS DOS ESTUDANTES E SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA. AO IDENTIFICAR NO RACIONALISMO MATERIALISTA MODERNO O AGUÇAMENTO DA FRAGMENTAÇÃO DOS SABERES E DO PRÓPRIO SER HUMANO, ASSIM COMO AS PRINCIPAIS CAUSAS DO FRACASSO DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA, APONTA PARA A NECESSIDADE DO RESGATE DA DIMENSÃO SAGRADA DA EXISTÊNCIA. O DIÁLOGO COM AS CRENÇAS RELIGIOSAS DOS ESTUDANTES SE APRESENTA COMO BOA OPORTUNIDADE PARA REVERMOS CONCEITOS E POSTURAS ULTRAPASSADOS EM RELAÇÃO AO CONHECIMENTO, À CIÊNCIA E À RELIGIÃO E REVITALIZARMOS NOSSAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. |
Descrição: | BIBLIOTECA CENTRAL |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1662 |
Outros identificadores: | Doutorado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece nas coleções: | Jovens e Religião |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 592.02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador