Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1662
Título : ENTRE SENTIDOS E SABERES: A RELIGIÃO NA EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA (UM ESTUDO DE CASO: A FE-UFF)
Autor : GOHN, Maria Da Glória Marcondes
FILHO, Carlos João Parada
Palabras clave : EDUCAÇÃO;ESPIRITUALIDADE;RELIGIÃO
Fecha de publicación : 2006
Editorial : UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
Resumen : AS REFLEXÕES DESENVOLVIDAS NESTE ESTUDO NASCEM DA CONSTATAÇÃO DA PROLIFERAÇÃO DE GRUPOS RELIGIOSOS ORGANIZADOS NA UNIVERSIDADE E DO CARÁTER RELIGIOSO DAS DEDICATÓRIAS E AGRADECIMENTOS PRESENTES NAS MONOGRAFIAS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. É A PARTIR DESTE CONTEXTO QUE SE INVESTIGA A RELAÇÃO ENTRE AS CRENÇAS RELIGIOSAS DOS ESTUDANTES E SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA. AO IDENTIFICAR NO RACIONALISMO MATERIALISTA MODERNO O AGUÇAMENTO DA FRAGMENTAÇÃO DOS SABERES E DO PRÓPRIO SER HUMANO, ASSIM COMO AS PRINCIPAIS CAUSAS DO FRACASSO DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA, APONTA PARA A NECESSIDADE DO RESGATE DA DIMENSÃO SAGRADA DA EXISTÊNCIA. O DIÁLOGO COM AS CRENÇAS RELIGIOSAS DOS ESTUDANTES SE APRESENTA COMO BOA OPORTUNIDADE PARA REVERMOS CONCEITOS E POSTURAS ULTRAPASSADOS EM RELAÇÃO AO CONHECIMENTO, À CIÊNCIA E À RELIGIÃO E REVITALIZARMOS NOSSAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.
Descripción : BIBLIOTECA CENTRAL
URI : http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1662
Otros identificadores : Doutorado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece en las colecciones: Jovens e Religião

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
tese.pdf592.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

Herramientas de Administrador