Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1658
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCOSTA, Marisa Cristina Vorraberpt_BR
dc.contributor.authorBUNDCHEN, Célia Marizept_BR
dc.coverage.spatialRSpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:30:41Z-
dc.date.available2009-03-14T18:30:41Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.date.submitted2005pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1658-
dc.descriptionMARTINHO LUTEROpt_BR
dc.description.abstractESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO CONHECER E DISCUTIR O SIGNIFICADO DE RELIGIÃO EM TRÊS DIFERENTES GRUPOS INSERIDOS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS DISTINTOS: A) UM GRUPO DE PROFESSORAS DE ESCOLAS PÚBLICAS QUE PARTICIPAVAM DO CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA METODOLOGIA DO ENSINO RELIGIOSO, B) UM GRUPO DE ESTUDANTES DE SÉTIMA SÉRIE DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CRUZ ALTA, C) UM GRUPO DE MULHERES ATENDIDAS EM UM PROJETO SOCIAL ORGANIZADO POR UMA ENTIDADE RELIGIOSA EM PARCERIA COM A PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZ ALTA. TAL FOCO DE ESTUDO SURGE EM DECORRÊNCIA DE PREOCUPAÇÕES QUE SE CONSTITUÍRAM AO LONGO DE MINHA TRAJETÓRIA COMO PROFESSORA DE ENSINO RELIGIOSO. A DISSERTAÇÃO COMPÕE-SE DE DUAS PARTES. NA PRIMEIRA CONTEXTUALIZANDO PROCURO DEMARCAR E CARACTERIZAR O PANORAMA CULTURAL EM QUE SE INSCREVE O ESTUDO. PARTO DE UM LEVANTAMENTO INICIAL DE PERSPECTIVAS HISTÓRICAS E LEGAIS DO ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL, ENFOCANDO TAMBÉM OS PARÂMETROS CURRICULARES PARA ESTE ENSINO. ACRESCENTO A ISSO UMA DISCUSSÃO SOBRE RELIGIÃO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO, RELACIONANDO-A A ALGUMAS ABORDAGENS QUE VÊM SENDO DADAS AO ENSINO RELIGIOSO COM VISTAS A EVITAR O PROSELITISMO E INSCREVER TAL ENSINO NO CONJUNTO DOS SABERES ESCOLARES PROPÍCIOS À PREPARAÇÃO DOS ESTUDANTES PARA VIVEREM E CONVIVEREM EM UM MUNDO PLURAL. NA SEGUNDA PARTE PROBLEMATIZANDO APRESENTO O PROBLEMA DE PESQUISA E UMA DISCUSSÃO SOBRE RELIGIÃO A PARTIR DA ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE OS SIGNIFICADOS DE RELIGIÃO EXPRESSOS PELOS GRUPOS NOS TRÊS CONTEXTOS EDUCATIVOS PESQUISADOS. PARA CAPTAR, ANALISAR E DISCUTIR OS SIGNIFICADOS DE RELIGIÃO QUE CIRCULAM NESTES DIFERENTES GRUPOS, PROPUS A MONTAGEM DE PAINÉIS ILUSTRADOS SOBRE O TEMA, RECOLHENDO-SE AS IMAGENS E OS TEXTOS ESCRITOS DE FARTO MATERIAL DISPONIBILIZADO PARA RECORTE COMO REVISTAS, LIVROS, FOLHETOS, JORNAIS, ETC. REALIZEI A PESQUISA COM BASE NOS SUBSÍDIOS TEÓRICOS DE AUTORES QUE TRATAM DE RELIGIÃO E ENSINO RELIGIOSO, COMO JOSTEIN GAARDER, ANÍSIA FIGUEIREDO, VALTER KUCHENBECHER E HANSJÜRGEN FRASS, BEM COMO DE AUTORES DOS ESTUDOS CULTURAIS, COMO STUART HALL E DOUGLAS KELLNER, QUE DESTACAM A IMPORTÂNCIA DAS IMAGENS, DA VISIBILIDADE E DA MÍDIA NO CENÁRIO DA CULTURA CONTEMPORÂNEA. AS ANÁLISES MOSTRARAM QUE OS PAINÉIS EXPRESSAM A RELAÇÃO ENTRE SIGNIFICADOS DE RELIGIÃO E QUESTÕES PROBLEMÁTICAS DO MUNDO ATUAL. HÁ DIFERENÇAS ENTRE AS FORMAS COMO OS GRUPOS DE CADA CONTEXTO ORGANIZAM SEUS PAINÉIS E TAMBÉM ENTRE AQUILO QUE É DESTACADO AO EXPRESSAREM O SIGNIFICADO DE RELIGIÃO. OBSERVA-SE, IGUALMENTE, QUE A MÍDIA É PRODUTIVA NA CRIAÇÃO E VEICULAÇÃO DE ALGUMAS IMAGENS DE RELIGIÃO COMO, POR EXEMPLO, A GRANDE DISSEMINAÇÃO DA FIGURA E DA VIDA DO PAPA. REGISTRA-SE A PREDOMINÂNCIA DE ELEMENTOS DA CULTURA CRISTÃ E DO CATOLICISMO. SONHOS, ANGÚSTIAS, ESPERANÇA, AMOR, SAÚDE E PAZ SÃO EXPRESSÕES QUE APARECERAM INTENSAMENTE ASSOCIADAS AOS SIGNIFICADOS DE RELIGIÃO NESTES CONTEXTOS EDUCATIVOS.pt_BR
dc.format.extent555220 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASILpt_BR
dc.subjectRELIGIÃOpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectENSINO RELIGIOSOpt_BR
dc.subjectCURRÍCULO ESCOLARpt_BR
dc.subject.otherJOVENS E RELIGIÃOpt_BR
dc.titleSIGNIFICADOS DE RELIGIÃO EM DIFERENTES CONTEXTOS EDUCATIVOSpt_BR
Appears in Collections:Jovens e Religião

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf542.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools