Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1658
Título: | SIGNIFICADOS DE RELIGIÃO EM DIFERENTES CONTEXTOS EDUCATIVOS |
Autor(es): | COSTA, Marisa Cristina Vorraber BUNDCHEN, Célia Marize |
Palavras-chave: | RELIGIÃO;EDUCAÇÃO;ENSINO RELIGIOSO;CURRÍCULO ESCOLAR |
Data do documento: | 2005 |
Editor: | UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL |
Resumo: | ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO CONHECER E DISCUTIR O SIGNIFICADO DE RELIGIÃO EM TRÊS DIFERENTES GRUPOS INSERIDOS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS DISTINTOS: A) UM GRUPO DE PROFESSORAS DE ESCOLAS PÚBLICAS QUE PARTICIPAVAM DO CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA METODOLOGIA DO ENSINO RELIGIOSO, B) UM GRUPO DE ESTUDANTES DE SÉTIMA SÉRIE DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CRUZ ALTA, C) UM GRUPO DE MULHERES ATENDIDAS EM UM PROJETO SOCIAL ORGANIZADO POR UMA ENTIDADE RELIGIOSA EM PARCERIA COM A PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZ ALTA. TAL FOCO DE ESTUDO SURGE EM DECORRÊNCIA DE PREOCUPAÇÕES QUE SE CONSTITUÍRAM AO LONGO DE MINHA TRAJETÓRIA COMO PROFESSORA DE ENSINO RELIGIOSO. A DISSERTAÇÃO COMPÕE-SE DE DUAS PARTES. NA PRIMEIRA CONTEXTUALIZANDO PROCURO DEMARCAR E CARACTERIZAR O PANORAMA CULTURAL EM QUE SE INSCREVE O ESTUDO. PARTO DE UM LEVANTAMENTO INICIAL DE PERSPECTIVAS HISTÓRICAS E LEGAIS DO ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL, ENFOCANDO TAMBÉM OS PARÂMETROS CURRICULARES PARA ESTE ENSINO. ACRESCENTO A ISSO UMA DISCUSSÃO SOBRE RELIGIÃO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO, RELACIONANDO-A A ALGUMAS ABORDAGENS QUE VÊM SENDO DADAS AO ENSINO RELIGIOSO COM VISTAS A EVITAR O PROSELITISMO E INSCREVER TAL ENSINO NO CONJUNTO DOS SABERES ESCOLARES PROPÍCIOS À PREPARAÇÃO DOS ESTUDANTES PARA VIVEREM E CONVIVEREM EM UM MUNDO PLURAL. NA SEGUNDA PARTE PROBLEMATIZANDO APRESENTO O PROBLEMA DE PESQUISA E UMA DISCUSSÃO SOBRE RELIGIÃO A PARTIR DA ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE OS SIGNIFICADOS DE RELIGIÃO EXPRESSOS PELOS GRUPOS NOS TRÊS CONTEXTOS EDUCATIVOS PESQUISADOS. PARA CAPTAR, ANALISAR E DISCUTIR OS SIGNIFICADOS DE RELIGIÃO QUE CIRCULAM NESTES DIFERENTES GRUPOS, PROPUS A MONTAGEM DE PAINÉIS ILUSTRADOS SOBRE O TEMA, RECOLHENDO-SE AS IMAGENS E OS TEXTOS ESCRITOS DE FARTO MATERIAL DISPONIBILIZADO PARA RECORTE COMO REVISTAS, LIVROS, FOLHETOS, JORNAIS, ETC. REALIZEI A PESQUISA COM BASE NOS SUBSÍDIOS TEÓRICOS DE AUTORES QUE TRATAM DE RELIGIÃO E ENSINO RELIGIOSO, COMO JOSTEIN GAARDER, ANÍSIA FIGUEIREDO, VALTER KUCHENBECHER E HANSJÜRGEN FRASS, BEM COMO DE AUTORES DOS ESTUDOS CULTURAIS, COMO STUART HALL E DOUGLAS KELLNER, QUE DESTACAM A IMPORTÂNCIA DAS IMAGENS, DA VISIBILIDADE E DA MÍDIA NO CENÁRIO DA CULTURA CONTEMPORÂNEA. AS ANÁLISES MOSTRARAM QUE OS PAINÉIS EXPRESSAM A RELAÇÃO ENTRE SIGNIFICADOS DE RELIGIÃO E QUESTÕES PROBLEMÁTICAS DO MUNDO ATUAL. HÁ DIFERENÇAS ENTRE AS FORMAS COMO OS GRUPOS DE CADA CONTEXTO ORGANIZAM SEUS PAINÉIS E TAMBÉM ENTRE AQUILO QUE É DESTACADO AO EXPRESSAREM O SIGNIFICADO DE RELIGIÃO. OBSERVA-SE, IGUALMENTE, QUE A MÍDIA É PRODUTIVA NA CRIAÇÃO E VEICULAÇÃO DE ALGUMAS IMAGENS DE RELIGIÃO COMO, POR EXEMPLO, A GRANDE DISSEMINAÇÃO DA FIGURA E DA VIDA DO PAPA. REGISTRA-SE A PREDOMINÂNCIA DE ELEMENTOS DA CULTURA CRISTÃ E DO CATOLICISMO. SONHOS, ANGÚSTIAS, ESPERANÇA, AMOR, SAÚDE E PAZ SÃO EXPRESSÕES QUE APARECERAM INTENSAMENTE ASSOCIADAS AOS SIGNIFICADOS DE RELIGIÃO NESTES CONTEXTOS EDUCATIVOS. |
Descrição: | MARTINHO LUTERO |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1658 |
Outros identificadores: | Mestrado EDUCAÇÃO MISTO |
Aparece nas coleções: | Jovens e Religião |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 542.21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador