Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1651
Título: | JOVENS PENTECOSTAL E ESCOLA NOTURNA: SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS PRÁTICAS ESCOLARES |
Autor(es): | SOARES, Leoncio Jose Gomes OLIVEIRA, Heli Sabino De |
Palavras-chave: | ESCOLA NOTURNA;PENTECOSTALISMO;IDENTIDADE |
Data do documento: | 2000 |
Editor: | UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS |
Resumo: | DIARIAMENTE, CERTOS JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO NOTURNO PERTENCENTES AO PENTECOSTALISMO UTILIZAM O RECREIO ESCOLAR PARA CANTAR, ORAR E FAZER PROSELITISMO ESCOLAR. ALÉM DISSO, ELES CONTESTAM, VIA DE REGRA, OS CONHECIMENTOS E AS ATIVIDADES ESCOLARES QUE NÃO ESTÃO DE ACORDO COM SEUS PRÓPRIOS PRINCÍPIOS. ESTE FATO TEM PROVOCADO UMA CERTA ESTRANHEZA DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO A ESSES JOVENS: PROFESSORES QUE, EM REUNIÃO PEDAGÓGICA, DEFINEM, DE MODO AMBIVALENTE, OS JOVENS PENTECOSTAIS. DE UM LADO, ESSES ALUNOS SÃO CARACTERIZADOS COMO EXEMPLOS DE COMPORTAMENTOS ESTUDANTIS QUE DEVEM SER SEGUIDOS. AFINAL, DURANTE AS EXPLICAÇÕES, ESSES ALUNOS FICAM, GERALMENTE, EM SILÊNCIO E PROCURAM, NO MOMENTO DOS EXERCÍCIOS PROPOSTOS, REALIZÁ-LOS PRONTAMENTE. POR OUTRO LADO, PARA EXPLICAR AS CAUSAS DA DISCORDÂNCIA DESSES ALUNOS EM RELAÇÃO ÀS ATIVIDADES PROPOSTAS, OS PROFESSORES, NÃO RARO, UTILIZAM EXPRESSÕES DO TIPO " ELES POSSUEM VISEIRA", "ELES SÃO ALIENADOS", "ELES SOFRERAM LAVAGEM CEREBRAL DE SUAS IGREJAS". ENTRETANTO, COMO ESSES ALUNOS INTERPRETAM AS SUAS RELAÇÕES SOCIAIS NO INTERIOR DA ESCOLA? O QUE LEVA ESSES ALUNOS A SE APROPRIAREM DE CERTOS ESPAÇOS E TEMPO DE ESCOLARIZAÇÃO PARA REALIZAR ATIVIADES DE CUNHO ESTRITAMENTE RELIGIOSO? POR QUE ESSES JOVENS SE SENTEM NO DIREITO OU NA OBRIGAÇÃO DE DISCORDAR DAS ATIVIDADES PROPOSTAS PELA INSTITUIÇÃO ESCOLAR? EM OUTRAS PALAVRAS, QUAIS OS SIGNIFICADOS QUE OS JOVENS PENTECOSTAIS ATRIBUEM ÁS SUAS PRÁTICAS ESCOLARES? O PRESENTE TRABALHO VISA RESPONDER A ESSAS INDAGAÇÕES. PARA TANTO, PROCUREI OBSERVAR ESSES ALUNOS, AO LONGO DO ANO DE 1999, EM VÁRIAS SITUAÇÕES NO INTERIOR DA ESCOLA. TENTANDO COMPREENDER O PORQUÊ DE CERTOS TEMPOS E ESPAÇOS SEREM REDEFINIDOS POR ESSES ALUNOS, ASSISTI, ENTRE OS MESES DE ABRIL E DEZEMBRO, AOS CULTOS DESSES ALUNOS DURANTE O RECREIO, PELO MENOS DUAS VEZES POR SEMANA. ALÉM DISSO, A FIM DE PERCEBER COMO OS JOVENS PENTECOSTAIS SE ENVOLVEM COM AS ATIVIDADES EXTRA-SALAS PROPOSTAS PELO ESTABELECIMENTO DE ENSINO QUE ESSES ALUNOS ESTAVAM INSERIDOS, ACOMPANHEI AS SEGUINTES ATIVIDADES: CAMPEONATO DE FUTEBOL, FESTA JUNINA E GINCANA. |
Descrição: | BIBLIOTECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1651 |
Outros identificadores: | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece nas coleções: | Jovens e Religião |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 1.02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador