Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1640
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | VENDRAMINI, Célia Regina | pt_BR |
dc.contributor.author | RUSCHEL, Vanderci Benjamin | pt_BR |
dc.coverage.spatial | SC | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:29:57Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T18:29:57Z | - |
dc.date.issued | 2001 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2001 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | MISTO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1640 | - |
dc.description | BU, PPGE | pt_BR |
dc.description.abstract | O PRESENTE ESTUDO, "COOPERAÇÃO E TRABALHO NA ESCOOLA DO MST: A COOPERATIVA DOS ESTUDANTES DA ESCOLA AGRÍCOLA DE 1º GRAU DE 25 DE MAIO", TEM POR OBJETIVO ANALISAR A EXPERIÊNCIA DA COOPERATIVA DOS ESTUDANTES DESTA ESCOLA, VISANDO COMPREENDER AS RELAÇÕES ENTRE A COOPERAÇÃO, O TRABALHO E A EDUCAÇÃO DENTRO DO CONTEXTO SOCIAL DOS ASSENTADOS DO MUNICÍPIO DE FRAIBURGO - SC E NO INTERIOR DO PROJETO POLÍTICO EDUCACIONAL DO MOVIMENTO DOS SEM TERRA. PARA A PESQUISA FORAM UTILIZADAS OBSERVAÇÕES NA ESCOLA E NOS ASSENTAMENTOS, QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS COM OS PAIS, ALUNOS E PROFESSORES DA ESCOLA, ANÁLISE DE DOCUMENTOS PRODUZIDOS PELO MST E ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS SOBRE COOPERATIVISMO, EDUCAÇÃO E TRABALHO E MOVIMENTOS SOCIAIS. O MST TEM O COOPERATIVISMO COMO UM INSTRUMENTO ESTRATÉGICO PARA A RESISTÊNCIA DOS TRABALHADORES NA TERRA, SERVIR DE BASE ORGANIZATIVA AOS ASSENTAMENTOS E PROPORCIONAR ESPAÇOS DE VIVÊNCIAS COLETIVAS PARA A FORMAÇÃO DE SUJEITOS PARA A LUTA SOCIAL. A COOPERATIVA DOS ESTUDANTES PARA A REFORMA AGRÁRIA (CEPRA) TEM POR FINALIDADE PROPORCIONAR O ENSINO DO TRABALHO COLETIVO E DA COOPERAÇÃO AOS ALUNOS DA ESCOLA. PERCEBE-SE QUE A CEPRA TEM PERMITIDO AOS ESTUDANTES ESPAÇOS DE ORGANIZAÇÃO, DE PLANEJAMENTO, DE CRÍTICA, DE AUTO-CRÍTICA E DE CONVIVÊNCIA COLETIVA. NO ENTANTO, ESTA PROPOSTA ENFRENTA DIFICULDADES PORQUE É UMA EXPERIÊNCIA ISOLADA DENTRO DOS ASSENTAMENTOS, QUE TRABALHAM DE FORMA INDIVIDUAL E PARA O MERCADO. PERCEBE-SE QUE A COOPERAÇÃO NA ESCOLA, ASSIM COMO NOS ASSENTAMENTOS, ENCONTRA LIMITES NO INTERIOR DAS VELHAS RELAÇÕES CAPITALISTAS. | pt_BR |
dc.format.extent | 1048576 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA | pt_BR |
dc.subject | MST | pt_BR |
dc.subject | PROJETO POLÍTICO EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.subject | COOPERAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | COLETIVIDADE | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE RURAL | pt_BR |
dc.title | COOPERAÇÃO E TRABALHO NA ESCOLA DO MST: A COOPERATIVA DOS ESTUDANTES DA ESCOLA AGRÍCOLA DE 1º GRAU 25 DE MAIO | pt_BR |
Appears in Collections: | Juventude Rural |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools