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dc.contributor.advisorFREITAS, Marcos Cézar Dept_BR
dc.contributor.authorSANTOS, Antonia Fernanda Da Silvapt_BR
dc.coverage.spatialSPpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:29:56Z-
dc.date.available2009-03-14T18:29:56Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.date.submitted2005pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1633-
dc.descriptionBIBLIOTECA DA PUC/SPpt_BR
dc.description.abstractA PARTIR DO FINAL DOS ANOS 1970 INTENSIFICA-SE A ATUAÇÃO DOS DIVERSOS MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL. ESTES TINHAM COMO HORIZONTE POLÍTICO, DIVERSAS LUTAS QUE DESPONTAVAM COMO FORMA DE RESISTÊNCIA À EXCLUSÃO EM TODAS AS SUAS FACES: ECONÔMICA, POLÍTICA E SOCIAL. NO ESPAÇO RURAL BRASILEIRO DESPONTA UM MOVIMENTO SOCIAL IMPORTANTE: O MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA, QUE TEM UMA LUTA ESPECÍFICA QUE É A LUTA PELA TERRA, MAS QUE TAMBÉM INDICA QUE A POSSE DA TERRA NÃO É O SUFICIENTE, MOSTRANDO SER PRECISO TER CONDIÇÕES DE SOBREVIVER NELA DE FORMA DIGNA. ALÉM DA LUTA POR SAÚDE E INFRA-ESTRUTURA FÍSICA NOS ASSENTAMENTOS, DESPONTA A DEMANDA POR EDUCAÇÃO. O GOVERNO FEDERAL SE VÊ FORÇADO A RECONHECER ESSE DIREITO POR EDUCAÇÃO E EM 1998 CRIA O PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA (PRONERA) TENDO COMO POPULAÇÃO-ALVO OS ASSENTADOS E ACAMPADOS DA REFORMA AGRÁRIA NA FAIXA ETÁRIA A PARTIR DOS 14 ANOS. NOS ASSENTAMENTOS DO ESTADO DE SERGIPE A SITUAÇÃO DE ANALFABETISMO NÃO SE DIFERENCIA DA REALIDADE BRASILEIRA. A CLIENTELA DO PRONERA É AMPLA, O QUE NOS LEVOU A REALIZAR ESSA PESQUISA OBJETIVANDO ENTENDER O PORQUÊ DO JOVEM E DO ADULTO ASSENTADO, TENDO OU NÃO ALGUMA EXPERIÊNCIA ANTERIOR DE ESCOLARIZAÇÃO, TER DECIDIDO POR FREQÜENTAR UMA SALA DE AULA DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO. TAMBÉM BUSCÁVAMOS RESPONDER QUAIS AS MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS QUE TINHAM AO FAZER PARTE DE UMA SALA DE AULA NO PROJETO DE ASSENTAMENTO. PARA RESPONDER A ESSAS INDAGAÇÕES ELEGEMOS COMO SUJEITOS DESTA PESQUISA 09 ASSENTADOS JOVENS E ADULTOS (05 HOMENS E 04 MULHERES) EGRESSOS DO PRONERA DO ANO DE 2002 LOCALIZADOS NO SERTÃO SERGIPANO, MAIS ESPECIFICAMENTE NO ASSENTAMENTO DENOMINADO DE JACARÉ CURITUBA. OS ASSENTADOS DESTE ASSENTAMENTO ATRIBUEM VALORES DIFERENCIADOS À ESCOLA, CONSIDERANDO-A IMPORTANTE E REVELANDO INTERESSE E NÃO INDIFERENÇA PELA INSTITUIÇÃO. DEMONSTRAM QUE SEMPRE HOUVE O INTERESSE PELA MESMA E QUE SE APRESENTA DESDE A INFÂNCIA. PORÉM, O INTERESSE NÃO FOI SUFICIENTE PARA GARANTIR A PERMANÊNCIA NA ESCOLA NA IDADE CONSIDERADA ADEQUADA, OU SEJA, NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA. A INVESTIGAÇÃO DEMONSTROU QUE OS ASSENTADOS (PRINCIPALMENTE OS ADULTOS) TÊM INTERESSE POR ESCOLARIZAR-SE E NÃO OBJETIVAM SOMENTE FICAR NUM ESTÁGIO PURO E SIMPLES DE ALFABETIZAÇÃO. CONTUDO, ALGUNS NÃO TÊM QUAISQUER PERSPECTIVAS QUANTO AO FUTURO PROSSEGUIMENTO EDUCACIONAL, PRINCIPALMENTE DEVIDO À IDADE QUE TÊM, CONSIDERADA POR ELES COMO AVANÇADA.pt_BR
dc.format.extent4123748 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULOpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO RURALpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE RURALpt_BR
dc.titleO PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA E A IMPORTÂNCIA DA ESCOLARIZAÇÃO NA OPINIÃO DE ASSENTADOS RURAIS DO SERTÃO DO ESTADO DE SERGIPEpt_BR
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