Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1633
Título: | O PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA E A IMPORTÂNCIA DA ESCOLARIZAÇÃO NA OPINIÃO DE ASSENTADOS RURAIS DO SERTÃO DO ESTADO DE SERGIPE |
Autor(es): | FREITAS, Marcos Cézar De SANTOS, Antonia Fernanda Da Silva |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO RURAL;EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Data do documento: | 2005 |
Editor: | PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO |
Resumo: | A PARTIR DO FINAL DOS ANOS 1970 INTENSIFICA-SE A ATUAÇÃO DOS DIVERSOS MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL. ESTES TINHAM COMO HORIZONTE POLÍTICO, DIVERSAS LUTAS QUE DESPONTAVAM COMO FORMA DE RESISTÊNCIA À EXCLUSÃO EM TODAS AS SUAS FACES: ECONÔMICA, POLÍTICA E SOCIAL. NO ESPAÇO RURAL BRASILEIRO DESPONTA UM MOVIMENTO SOCIAL IMPORTANTE: O MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA, QUE TEM UMA LUTA ESPECÍFICA QUE É A LUTA PELA TERRA, MAS QUE TAMBÉM INDICA QUE A POSSE DA TERRA NÃO É O SUFICIENTE, MOSTRANDO SER PRECISO TER CONDIÇÕES DE SOBREVIVER NELA DE FORMA DIGNA. ALÉM DA LUTA POR SAÚDE E INFRA-ESTRUTURA FÍSICA NOS ASSENTAMENTOS, DESPONTA A DEMANDA POR EDUCAÇÃO. O GOVERNO FEDERAL SE VÊ FORÇADO A RECONHECER ESSE DIREITO POR EDUCAÇÃO E EM 1998 CRIA O PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA (PRONERA) TENDO COMO POPULAÇÃO-ALVO OS ASSENTADOS E ACAMPADOS DA REFORMA AGRÁRIA NA FAIXA ETÁRIA A PARTIR DOS 14 ANOS. NOS ASSENTAMENTOS DO ESTADO DE SERGIPE A SITUAÇÃO DE ANALFABETISMO NÃO SE DIFERENCIA DA REALIDADE BRASILEIRA. A CLIENTELA DO PRONERA É AMPLA, O QUE NOS LEVOU A REALIZAR ESSA PESQUISA OBJETIVANDO ENTENDER O PORQUÊ DO JOVEM E DO ADULTO ASSENTADO, TENDO OU NÃO ALGUMA EXPERIÊNCIA ANTERIOR DE ESCOLARIZAÇÃO, TER DECIDIDO POR FREQÜENTAR UMA SALA DE AULA DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO. TAMBÉM BUSCÁVAMOS RESPONDER QUAIS AS MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS QUE TINHAM AO FAZER PARTE DE UMA SALA DE AULA NO PROJETO DE ASSENTAMENTO. PARA RESPONDER A ESSAS INDAGAÇÕES ELEGEMOS COMO SUJEITOS DESTA PESQUISA 09 ASSENTADOS JOVENS E ADULTOS (05 HOMENS E 04 MULHERES) EGRESSOS DO PRONERA DO ANO DE 2002 LOCALIZADOS NO SERTÃO SERGIPANO, MAIS ESPECIFICAMENTE NO ASSENTAMENTO DENOMINADO DE JACARÉ CURITUBA. OS ASSENTADOS DESTE ASSENTAMENTO ATRIBUEM VALORES DIFERENCIADOS À ESCOLA, CONSIDERANDO-A IMPORTANTE E REVELANDO INTERESSE E NÃO INDIFERENÇA PELA INSTITUIÇÃO. DEMONSTRAM QUE SEMPRE HOUVE O INTERESSE PELA MESMA E QUE SE APRESENTA DESDE A INFÂNCIA. PORÉM, O INTERESSE NÃO FOI SUFICIENTE PARA GARANTIR A PERMANÊNCIA NA ESCOLA NA IDADE CONSIDERADA ADEQUADA, OU SEJA, NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA. A INVESTIGAÇÃO DEMONSTROU QUE OS ASSENTADOS (PRINCIPALMENTE OS ADULTOS) TÊM INTERESSE POR ESCOLARIZAR-SE E NÃO OBJETIVAM SOMENTE FICAR NUM ESTÁGIO PURO E SIMPLES DE ALFABETIZAÇÃO. CONTUDO, ALGUNS NÃO TÊM QUAISQUER PERSPECTIVAS QUANTO AO FUTURO PROSSEGUIMENTO EDUCACIONAL, PRINCIPALMENTE DEVIDO À IDADE QUE TÊM, CONSIDERADA POR ELES COMO AVANÇADA. |
Descrição: | BIBLIOTECA DA PUC/SP |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1633 |
Outros identificadores: | Mestrado EDUCAÇÃO MISTO |
Aparece nas coleções: | Juventude Rural |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
tese.pdf | 4.03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador