Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1621
Título: | A ESCOLA RURAL NA DÉCADA DE 90: EXPECTATIVAS E SIGNIFICADOS DA EXPERIÊNCIA ESCOLAR PARA OS ALUNOS E SUAS FAMÍLIAS |
Autor(es): | MAFRA, Leila De Alvarenga BENFICA, Welessandra Aparecida |
Palavras-chave: | ESCOLA RURAL;EXPERIÊNCIAS DE VIDA;SOCIOLOGIA EDUCACIONAL |
Data do documento: | 2006 |
Editor: | PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS |
Resumo: | ESTA PESQUISA PROCUROU APREENDER E ANALISAR OS SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS À ESCOLA E À EXPERIÊNCIA ESCOLAR POR ALUNOS DE UMA ESCOLA RURAL SITUADA NA REGIÃO DE SÃO JOSÉ DO MACUCO NO MUNICÍPIO DE ITABIRA, MINAS GERAIS. PRETENDEU-SE AINDA CONHECER AS EXPECTATIVAS PROFISSIONAIS E EDUCACIONAIS DESSES ALUNOS, BEM COMO O VALOR SOCIAL ATRIBUÍDO POR SUAS FAMÍLIAS EM RELAÇÃO À ESCOLA RURAL, AO CONHECIMENTO ESCOLAR E AS PERSPECTIVAS PARA O FUTURO DE SEUS FILHOS. A ESCOLA INVESTIGADA SE VINCULA À POLÍTICA DE NUCLEAÇÃO RURAL DO MUNICÍPIO. A PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO FOI REALIZADA A PARTIR DE OBSERVAÇÕES DO ESPAÇO ESCOLAR, DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS COM 6 ALUNOS E SUAS FAMÍLIAS E A ANÁLISE DE FONTES DOCUMENTAIS OBTIDAS JUNTO À SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE ITABIRA E DA ESCOLA PESQUISADA. AS SEGUINTES QUESTÕES ORIENTARAM ESSA PESQUISA: QUE TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS CARACTERIZARAM O DESENVOLVIMENTO DO CAMPO DA EDUCAÇÃO RURAL NO BRASIL ENTRE OS ANOS DE 1930 AO MOMENTO ATUAL? QUEM SÃO OS ALUNOS DO MEIO RURAL E O QUE ESPERAM DA ESCOLA E DO CONHECIMENTO ESCOLAR? COMO A ESCOLA INFLUENCIA OS PLANOS FUTUROS E EXPECTATIVAS PESSOAIS E PROFISSIONAIS DESSES ALUNOS?QUE SENTIDOS E SIGNIFICADOS SÃO ATRIBUÍDOS À ESCOLA E AO CONHECIMENTO ESCOLAR POR SUAS FAMÍLIAS? AS CONCLUSÕES DESSE ESTUDO APONTAM PARA A CONFIGURAÇÃO DE UMA NOVA ESCOLA NO MEIO RURAL, QUE EM SUA SINGULARIDADE, ASSUME IMPORTÂNCIA VITAL PARA OS ALUNOS E SUAS FAMÍLIAS. ELA É VISTA COMO UMA POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE UM FUTURO MAIS PROMISSOR E COMO UM ESPAÇO DE APRENDIZAGEM EM QUE É POSSÍVEL FAZER AMIGOS E DESENVOLVER A AUTONOMIA. A ESCOLA JÁ NÃO É MAIS A CIVILIZADORA DE UMA CRIANÇA INCULTA QUE RESIDE NO MEIO RURAL E NÃO É SUBSTITUÍDA PELO TRABALHO NA PERCEPÇÃO DOS ENTREVISTADOS. ESSA ESCOLA TEM UM CARÁTER MULTIDIMENSIONAL PARA OS ALUNOS E SUAS FAMÍLIAS E ISSO FAZ DELA UM LUGAR ONDE É POSSÍVEL APRENDER E SER FELIZ. |
Descrição: | PUC MINAS |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1621 |
Outros identificadores: | Mestrado EDUCAÇÃO |
Aparece nas coleções: | Juventude Rural |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 1.35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador