Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1615
Título : | DA ALDEIA À CIDADE: O COTIDIANO DE ESTUDANTES PARESI EM ESCOLAS URBANAS DE TANGARÁ DA SERRA-MT |
Autor : | SECCHI, Darci BOTH, Sérgio José |
Palabras clave : | EDUCAÇÃO INDÍGENA;PARESI (POVO INDÍGENA);ENSINO PÚBLICO |
Fecha de publicación : | 2006 |
Editorial : | UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO |
Resumen : | VIVEM ATUALMENTE EM MATO GROSSO APROXIMADAMENTE 30.000 ÍNDIOS DE 38 DIFERENTES ETNIAS, EM VARIADAS SITUAÇÕES DE CONTATO COM A SOCIEDADE NACIONAL. SÃO ATENDIDOS POR DIVERSAS AGÊNCIAS GOVERNAMENTAIS E VIVEM DIFERENTES COTIDIANOS QUE CARACTERIZAM AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE AS ALDEIAS E AS CIDADES. ESTA DISSERTAÇÃO TRATA DA TRAJETÓRIA E DO COTIDIANO VIVIDO POR ESTUDANTES INDÍGENAS DO POVO PARESI QUE PROCURAM AS ESCOLAS URBANAS DE TANGARÁ DA SERRA ? MT PARA DAREM CONTINUIDADE AOS ESTUDOS INICIADOS EM SUAS ALDEIAS DE ORIGEM. A PESQUISA FOI REALIZADA POR MEIO DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, DO DIÁLOGO COM LIDERANÇAS INDÍGENAS LOCAIS, COM ESTUDANTES INDÍGENAS E NÃO-INDÍGENAS, COM PROFESSORES E COM FUNCIONÁRIOS DA ADMINISTRAÇÃO DE UMA ESCOLA. TEVE COMO FOCO A TENTATIVA DE IDENTIFICAR E ANALISAR AS DIFICULDADES E TENSÕES QUE A COMUNIDADE EDUCATIVA ESCOLAR ENFRENTA NO CONVÍVIO COM A DIVERSIDADE ÉTNICA CARACTERIZADA PELA PRESENÇA DE ESTUDANTES PARESI NAS ESCOLAS URBANAS. A PROCURA POR ESCOLAS URBANAS POR PARTE DOS ESTUDANTES INDÍGENAS NÃO É UM FATO NOVO, MAS REQUER UMA REFLEXÃO MAIS SISTEMÁTICA NA MEDIDA EM QUE A OFERTA DO ENSINO NAS SÉRIES INICIAIS NAS ESCOLAS DAS ALDEIAS AMPLIOU CONSIDERAVELMENTE A DEMANDA PELAS SÉRIES FINAIS NAS ESCOLAS URBANAS. OS PARESI PROCURAM AS ESCOLAS DA CIDADE EM BUSCA DE SABERES NECESSÁRIOS AO CONVÍVIO INTERCULTURAL, A UM MELHOR ENTENDIMENTO DO ?MUNDO DOS BRANCOS? E A UMA CAPACITAÇÃO PARA UMA PROFISSÃO OU AO ATENDIMENTO DOS SERVIÇOS DISPONÍVEIS NAS ALDEIAS. COMO AS ESCOLAS URBANAS DESENVOLVEM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MONOCULTURALISTAS, OS ESTUDANTES PARESI NÃO SE RECONHECEM NELAS E O SEU RENDIMENTO ESCOLAR É PREJUDICADO. É NECESSÁRIO IMPLEMENTAR NAS ESCOLAS URBANAS (E TAMBÉM NAS ESCOLAS DAS ALDEIAS) UMA POLÍTICA MULTICULTURALISTA DE EDUCAÇÃO ESCOLAR QUE CONFIRA MAIOR VISIBILIDADE AOS MEMBROS DOS DIFERENTES GRUPOS SOCIAIS E LHES GARANTA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA PLENA. A OFERTA DO ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO NAS ESCOLAS DAS ALDEIAS PODE SER UM IMPORTANTE PASSO PARA SUPRIR A BUSCA INDISCRIMINADA DE FORMAÇÃO NAS CIDADES. |
Descripción : | BIBLIOTECA CENTRAL DA UFMT E BIBLIOTECA SETORIAL DO IE/UFMT |
URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1615 |
Otros identificadores : | Mestrado EDUCAÇÃO |
Aparece en las colecciones: | Juventude Rural |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 3.2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador