Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1582
Título : | CONSTRUÇÃO DE SABERES, CRIAÇÃO DE FAZERES: EDUCAÇÃO DE JOVENS NO HIP HOP DE SÃO CARLOS |
Autor : | OLIVEIRA, Maria Waldenez De SIQUEIRA, Cristiano Tierno De |
Palabras clave : | HIP HOP;JOVENS |
Fecha de publicación : | 2004 |
Editorial : | UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS |
Resumen : | ESTA INVESTIGAÇÃO TEVE SEU INÍCIO EM MARÇO DE 2002, JUNTO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFSCAR, NA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM METODOLOGIA DE ENSINO, E TEM COMO COLABORADORES DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO AQUI EXPOSTO JOVENS DO HIP HOP DE SÃO CARLOS. A QUESTÃO CENTRAL DESTA INVESTIGAÇÃO REFERE-SE AOS PROCESSOS EDUCATIVOS QUE PERMEIAM O COTIDIANO DE JOVENS DO HIP HOP DE SÃO CARLOS; COMO ESSES JOVENS SE EDUCAM E COMO EDUCAM OUTRAS PESSOAS DE SUAS COMUNIDADES. TIVEMOS, PORTANTO, COMO OBJETIVO DESTE ESTUDO A COMPREENSÃO E A SISTEMATIZAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS PRESENTES NA PRÁTICA DESTES JOVENS, ALMEJANDO CONTRIBUIR PARA A VALORIZAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM MOVIMENTOS DE JUVENTUDE E NA ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS QUE AS CONSIDEREM. PARA TANTO, ACOMPANHAMOS ALGUMAS DE SUAS ATIVIDADES, COMO REUNIÕES SEMANAIS PERIÓDICAS, EVENTOS ARTÍSTICOS, ATIVIDADES EDUCATIVAS E FESTAS. A PARTIR DESSE ACOMPANHAMENTO ADQUIRIMOS ELEMENTOS PARA A ELABORAÇÃO DE UM ROTEIRO DE ENTREVISTAS, AS QUAIS FORAM REALIZADAS COM QUATRO JOVENS, TRÊS JOVENS E UMA JOVEM. OS DADOS OBTIDOS FORAM ORGANIZADOS PARA ANÁLISE NOS SEGUINTES FOCOS: HIP HOP, HIP HOP DE SÃO CARLOS, O FAZER HIP HOP EM SÃO CARLOS, HIP HOP E COMUNIDADES, HIP HOP E JUVENTUDE E EDUCAÇÃO DE JOVENS DO HIP HOP DE SÃO CARLOS. A ANÁLISE DOS DADOS REVELOU ALGUNS VALORES PRESENTES NA VIDA DESSAS PESSOAS, COMO O AMOR PELO QUE SE FAZ, A NECESSIDADE DO TRABALHO COLETIVO, A RESPONSABILIDADE, O PERTENCIMENTO A UMA COMUNIDADE, O RESPEITO, O ESFORÇO, A CRIATIVIDADE. TAIS VALORES ESTÃO ILUSTRADOS NA CONCEPÇÃO DAS LETRAS E MÚSICAS DE RAP, NA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ARTÍSTICOS, NAS APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS, NAS OFICINAS ARTE-EDUCATIVAS. TODOS ESSES VALORES E AÇÕES BUSCAM A CRIAÇÃO, A INVENÇÃO DE UM COTIDIANO COM MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA, PROCURANDO ROMPER COM A REPRODUÇÃO DAS REALIDADES. ACREDITAMOS QUE ESTA INVESTIGAÇÃO TRAZ CONTRIBUIÇÕES PARA SE PENSAR A EDUCAÇÃO QUE PERMEIA PRÁTICAS SOCIAIS EM ESPAÇOS NÃO-ESCOLARES, COMO TAMBÉM PARA REPENSAR A EDUCAÇÃO NOS ESPAÇOS ESCOLARES. |
Descripción : | BIBLIOTECA COMUNITÁRIA DA UFSCAR |
URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1582 |
Otros identificadores : | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece en las colecciones: | Grupos Juvenis |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|
tese.pdf | 385.67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador