Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1582
Título : CONSTRUÇÃO DE SABERES, CRIAÇÃO DE FAZERES: EDUCAÇÃO DE JOVENS NO HIP HOP DE SÃO CARLOS
Autor : OLIVEIRA, Maria Waldenez De
SIQUEIRA, Cristiano Tierno De
Palabras clave : HIP HOP;JOVENS
Fecha de publicación : 2004
Editorial : UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
Resumen : ESTA INVESTIGAÇÃO TEVE SEU INÍCIO EM MARÇO DE 2002, JUNTO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFSCAR, NA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM METODOLOGIA DE ENSINO, E TEM COMO COLABORADORES DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO AQUI EXPOSTO JOVENS DO HIP HOP DE SÃO CARLOS. A QUESTÃO CENTRAL DESTA INVESTIGAÇÃO REFERE-SE AOS PROCESSOS EDUCATIVOS QUE PERMEIAM O COTIDIANO DE JOVENS DO HIP HOP DE SÃO CARLOS; COMO ESSES JOVENS SE EDUCAM E COMO EDUCAM OUTRAS PESSOAS DE SUAS COMUNIDADES. TIVEMOS, PORTANTO, COMO OBJETIVO DESTE ESTUDO A COMPREENSÃO E A SISTEMATIZAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS PRESENTES NA PRÁTICA DESTES JOVENS, ALMEJANDO CONTRIBUIR PARA A VALORIZAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM MOVIMENTOS DE JUVENTUDE E NA ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS QUE AS CONSIDEREM. PARA TANTO, ACOMPANHAMOS ALGUMAS DE SUAS ATIVIDADES, COMO REUNIÕES SEMANAIS PERIÓDICAS, EVENTOS ARTÍSTICOS, ATIVIDADES EDUCATIVAS E FESTAS. A PARTIR DESSE ACOMPANHAMENTO ADQUIRIMOS ELEMENTOS PARA A ELABORAÇÃO DE UM ROTEIRO DE ENTREVISTAS, AS QUAIS FORAM REALIZADAS COM QUATRO JOVENS, TRÊS JOVENS E UMA JOVEM. OS DADOS OBTIDOS FORAM ORGANIZADOS PARA ANÁLISE NOS SEGUINTES FOCOS: HIP HOP, HIP HOP DE SÃO CARLOS, O FAZER HIP HOP EM SÃO CARLOS, HIP HOP E COMUNIDADES, HIP HOP E JUVENTUDE E EDUCAÇÃO DE JOVENS DO HIP HOP DE SÃO CARLOS. A ANÁLISE DOS DADOS REVELOU ALGUNS VALORES PRESENTES NA VIDA DESSAS PESSOAS, COMO O AMOR PELO QUE SE FAZ, A NECESSIDADE DO TRABALHO COLETIVO, A RESPONSABILIDADE, O PERTENCIMENTO A UMA COMUNIDADE, O RESPEITO, O ESFORÇO, A CRIATIVIDADE. TAIS VALORES ESTÃO ILUSTRADOS NA CONCEPÇÃO DAS LETRAS E MÚSICAS DE RAP, NA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ARTÍSTICOS, NAS APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS, NAS OFICINAS ARTE-EDUCATIVAS. TODOS ESSES VALORES E AÇÕES BUSCAM A CRIAÇÃO, A INVENÇÃO DE UM COTIDIANO COM MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA, PROCURANDO ROMPER COM A REPRODUÇÃO DAS REALIDADES. ACREDITAMOS QUE ESTA INVESTIGAÇÃO TRAZ CONTRIBUIÇÕES PARA SE PENSAR A EDUCAÇÃO QUE PERMEIA PRÁTICAS SOCIAIS EM ESPAÇOS NÃO-ESCOLARES, COMO TAMBÉM PARA REPENSAR A EDUCAÇÃO NOS ESPAÇOS ESCOLARES.
Descripción : BIBLIOTECA COMUNITÁRIA DA UFSCAR
URI : http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1582
Otros identificadores : Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece en las colecciones: Grupos Juvenis

Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
tese.pdf385.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

Herramientas de Administrador