Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1558
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ANDRADE, Luciana Teixeira De | pt_BR |
dc.contributor.author | FARIA, Ana Cristina Reis | pt_BR |
dc.coverage.spatial | MG | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:28:55Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T18:28:55Z | - |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2003 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | SOCIOLOGIA | pt_BR |
dc.identifier | MISTO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1558 | - |
dc.description | Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação investiga a percepção do espaço físico e social na cidade contemporânea e como nela se conformam as identidades e se constrói o sentimento de pertencimento. Para isso, é necessário que se entenda serem esses espaços da esfera urbana, complexos e transitórios, e por isso mesmo, referências em constante mutação. Essa mutação exige processarem-se múltiplos códigos perceptivos que conformam o imaginário de seus habitantes e as inter-relações que eles estabelecem com as esferas do urbano. Em função disso, novas estratégias cognitivas devem ser desenvolvidas ao se empreender leituras sobre a cidade e acessar os dados específicos de seu contexto. Assim, considerou-se que as manifestações do movimento hip-hop, configurando-se como expressões culturais tipicamente urbanas e contemporâneas, podem ser entendidas como um dentre esses muitos dados específicos que conformam e representam a cidade atual. O rap, estilo musical do movimento hip-hop, serve para mediar o acesso às principais referências e modos em torno dos quais se estruturam o cotidiano e imaginário urbanos de uma parcela da sociedade da cidade atual, principalmente a dos jovens pobres moradores de suas periferias. Portanto, a fim de que sejam compreendidas tais questões relativas à cidade, esta pesquisa trabalhou com a análise das representações que as músicas rap, especificamente aquelas produzidas nos anos 90 do século XX, fazem da cidade de Belo Horizonte. Através das análises das suas narrativas, verifica-se em quais esferas e através de quais elementos se experienciam e identificam os espaços social e físico da cidade contemporânea e se ela ainda pode ser pensada como referência simbólica. | pt_BR |
dc.format.extent | 1746501 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | pt_BR |
dc.subject | REPRESENTAÇÕES DA PERIFERIA | pt_BR |
dc.subject | PERCEPÇÃO URBANA | pt_BR |
dc.subject.other | GRUPOS JUVENIS | pt_BR |
dc.subject.other | GRUPOS JUVENIS - culturas e identidades juvenis no espaço urbano | pt_BR |
dc.title | Mapeando a cidade: Uma percepção urbana a partir das representações da periferia | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupos Juvenis |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools