Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1552
Título: | Favela, arte e juventude: Pensando a relação entre ações artístico-culturais e identidade no Aglomerado da Serra em Belo Horizonte |
Autor(es): | JAYME, Juliana Gonzaga ALMEIDA, Miguel Renato De |
Palavras-chave: | FAVELA;JUVENTUDE;IDENTIDADE |
Data do documento: | 2006 |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais |
Resumo: | Aqui estão os textos ajustados com as maiúsculas e minúsculas conforme as regras do português: O objetivo desta pesquisa é conhecer como as relações professor-aluno, aluno-aluno e aluno-instituição são vivenciadas e desejadas nos cursos de bacharelado e licenciatura de instituições particulares, a partir de relatos de alunos ingressantes em cursos noturnos. Duas foram as questões priorizadas na pesquisa: o que o relato dos alunos ingressantes nos cursos superiores noturnos de universidades privadas revelam sobre as relações interpessoais que se desenvolvem na universidade? Que propostas podem ser viabilizadas pela universidade para facilitar a integração do aluno na vida universitária? Como instrumento para coleta dos dados, a pesquisa se utilizou questionário contendo questões fechadas e abertas, além de entrevistas com professores de três universidades, uma pública e duas privadas, que desenvolvem ou desenvolveram projetos/propostas voltados para a integração do aluno à universidade, demonstrando sensibilidade para as questões das relações interpessoais. Os dados foram iluminados pela abordagem centrada na pessoa, que tem como representante principal Carl R. Rogers, entendendo que essa abordagem possibilita uma nova política de relações humanas. A mesma foi assumida por mostrar-se fecunda, em razão de Carl R. Rogers ter elaborado, entre outras, uma teoria das relações interpessoais. Os resultados evidenciaram a importância dada pelos alunos ingressantes no ensino superior às relações interpessoais professor-aluno, aluno-aluno, no sentido de facilitar seu processo de aprendizagem e sua vivência no meio universitário. Também as relações aluno-universidade foram consideradas importantes, porém, pouco concretizadas. Alunos ingressantes no ensino superior: Relações interpessoais na universidade Essa pesquisa tem por objetivo investigar os grupos artístico-culturais do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, e a sua importância para a construção das identidades juvenis nessa comunidade. Procura também investigar se as ações realizadas pelos grupos se configuram como uma contraposição às barreiras constituídas pelas quadrilhas do tráfico de drogas. O trabalho teve como objeto empírico dois grupos de rap: o VDR e o HF; um grupo de dança de rua: o Cia dos Anjos; e duas organizações artísticas: o Criart e o Palco da Periferia. Percebeu-se, a partir da pesquisa, que ao se integrarem aos grupos artístico-culturais, os jovens criam possibilidades de viver sua condição juvenil de forma mais intensa, mais ampla e mais livre do que em instituições como a família e a escola. Por meio de sua produção artística, eles re-significam os símbolos e as representações do território no qual estão inseridos, colaborando para o estabelecimento de maior tolerância. A favela assume lugar de destaque nesta pesquisa, pois é em seus espaços públicos que se projetam as relações sociais originárias do cotidiano de seus moradores e das ações protagonizadas pelos grupos artístico-culturais. |
Descrição: | Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1552 |
Outros identificadores: | Mestrado ANTROPOLOGIA EXCLUSIVO |
Aparece nas coleções: | Grupos Juvenis |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 842.62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador