Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1504
Título : | UNESCO - educando os jovens cidadãos e capturando redes de interesses: uma pedagogia da democracia no Brasil |
Autor : | LIMA, Antonio Carlos De Souza CASTRO, Joao Paulo Macedo E |
Palabras clave : | COOPERAÇÃO INTERNACIONAL;JUVENTUDE;POLÍTICAS PÚBLICAS |
Fecha de publicación : | 2006 |
Editorial : | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO |
Resumen : | O esforço empreendido nesse trabalho teve como objetivo discutir alguns aspectos da trajetória da Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura (UNESCO), procurando pressupostos que ajudassem a compreender o papel da Organização no Brasil, mais precisamente interpretá-la como um agente político de um processo com maior ressonância nas décadas de 1990 e 2000, e que culminou em 2005 com a criação da Secretaria Nacional de Juventude. Para tal, em um primeiro momento optei em tratar dois temas: a definição de cooperação internacional - no âmbito da UNESCO -; e um processo iniciado pela organização que foi denominado nos anos de 1990 como o movimento racional da descentralização. Esta iniciativa instituiu uma nova lógica de relacionamento entre os Estados nacionais e um corpus de especialistas definidos como internacional, formado, no entanto, por quadros e profissionais nacionais. Em um segundo momento, procuro discutir - por via da análise de algumas publicações da UNESCO-Brasil elaboradas no final da década de 1990 e início dos anos 2000 - como certos termos juventude-violência-cidadania e violência escolar, configurados em um "campo temático" amplo foram captados e re-significados a partir da perspectiva de elaborar políticas públicas para a juventude. Por via da análise dessas publicações foi possível observar como a UNESCO-Brasil passou a ocupar um espaço importante, sendo (re)conhecida como especialista para certos assuntos relacionados à violência escolar e à juventude. A capacidade de construir, ou catalisar um conjunto vasto destes agentes para a elaboração e a execução de Programas sociais também foi um desafio importante para a Organização. Os produtos desta operação foram: a construção de um problema social, identificado nas práticas violentas cometidas contra, mas também pelos jovens, e a elaboração de soluções e recomendações |
Descripción : | Biblioteca Francisca Keller |
URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1504 |
Otros identificadores : | Doutorado ANTROPOLOGIA MISTO |
Aparece en las colecciones: | Jovens e Política |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 2.55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador