Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1489
Título: A PRÁTICA EDUCATIVA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL UNIVERSITÁRIO NO CONTEXTO DO NEOLIBERALISMO: O CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFRJ
Autor(es): PAULA, Maria De Fátima Costa De
CARVALHO, Valéria Fernandes De
Palavras-chave: MOVIMENTO ESTUDANTIL UNIVERSITÁRIO;PRÁTICA EDUCATIVA
Data do documento: 2006
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Resumo: O OBJETIVO PRINCIPAL DESTE ESTUDO É ANALISAR A PRÁTICA EDUCATIVA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL UNIVERSITÁRIO, ATRAVÉS DA RELAÇÃO MILITANTES - ESTUDANTES , NO CONTEXTO DO NEOLIBERALISMO. A CONTRADIÇÃO ENTRE A CONJUNTURA, POTENCIALMENTE FAVORÁVEL À ORGANIZAÇÃO E MOBILIZAÇÃO DOS ESTUDANTES, E O QUADRO DE ESVAZIAMENTO E DESMOBILIZAÇÃO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL NOS LEVOU A INVESTIGAR QUE PRÁTICAS EDUCATIVAS ESTE MOVIMENTO TEM DESENVOLVIDO, ASSIM COMO, AS SUAS PERSPECTIVAS E SUAS DIFICULDADES E, IDENTIFICAR AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA CONSTITUIÇÃO DA CONSCIÊNCIA CONTRA-HEGEMÔNICA . PARA TAL, SITUAMOS HISTORICAMENTE E ANALISAMOS A LINHA POLÍTICA QUE PREDOMINOU NO MOVIMENTO ESTUDANTIL NO PERÍODO DE 1937 À DÉCADA DE 90, A PARTIR DA ANÁLISE DA RELAÇÃO QUE SE ESTABELECEU ENTRE OS MILITANTES E O CONJUNTO DOS ESTUDANTES. ANALISARMOS, TAMBÉM, A POLÍTICA NEOLIBERAL E AS ESPECIFICIDADES QUE A MESMA ASSUME EM NOSSO PAÍS, PARTICULARMENTE, NA EDUCAÇÃO SUPERIOR - COMO SUBSÍDIO FUNDAMENTAL PARA A ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES QUE ESTA CONJUNTURA COLOCA PARA A PRÁTICA EDUCATIVA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL NOS DIAS ATUAIS.
Descrição: CENTRAL DO GRAGOATÁ
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1489
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Jovens e Política

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf1.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador