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dc.contributor.advisorTORRES, Artemis Augusta Motapt_BR
dc.contributor.authorSILVA, Adejaira Leite Dapt_BR
dc.coverage.spatialMTpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:26:06Z-
dc.date.available2009-03-14T18:26:06Z-
dc.date.issued2002pt_BR
dc.date.submitted2002pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1479-
dc.descriptionCETEDE- CENTRO DE TECNOLOGIAS E DOCUMENTAÇÃO EDUCACIONAISpt_BR
dc.description.abstractCONSIDERA-SE QUE O DESAFIO DE CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR ESTÁ INTERLIGADO ÀS CONDIÇÕES EXPRESSAS NAS RELAÇÕES CONTRADITÓRIAS, DETERMINADAS PELO MODELO SÓCIO-POLÍTICO E IDEOLÓGICO INSTITUÍDO PELA SOCIEDADE CAPITALISTA DOMINANTE. ENTENDE-SE QUE A PARTICIPAÇÃO EFETIVA NOS PROCESSOS DECISÓRIOS DA ESCOLA CONSTITUI UM REQUISITO ESSENCIAL NA FORMAÇÃO DOS JOVENS, NO SENTIDO DE PREPARÁ-LOS PARA INTERVIR CRÍTICA E PRODUTIVAMENTE NA SOCIEDADE. ESTE FATO MOTIVOU A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA, E SE ELEGEU O ALUNO COMO SUJEITO DELA. A PARTICIPAÇÃO DESTE SUJEITO FOI O OBJETO DO NOSSO OLHAR. PARTICIPAÇÃO ESTÁ AQUI ENTENDIDA ENQUANTO PROCESSO, OU SEJA, VIR-A-SER, FAZENDO-SE, PORTANTO, ESSÊNCIA E CONQUISTA. PARA MELHOR COMPREENDER ESTA PARTICIPAÇÃO, DOIS OUTROS TEMAS AUXILIARAM A NOSSA ANÁLISE, QUAL SEJA, AUTONOMIA E GESTÃO DEMOCRÁTICA. ESTE SEGUNDO TEMA SERVIU DE SOLO E PANO DE FUNDO, NA TENTATIVA DE MELHOR DESCREVER E COMPREENDER COMO VEM OCORRENDO A PARTICIPAÇÃO DO ALUNO NA CONSTRUÇÃO DESTE PROCESSO. A PRESENTE INVESTIGAÇÃO REALIZOU-SE NO PERÍODO DE MARÇO DE 1999 A SETEMBRO DE 2001, TENDO COMO UNIVERSO A ESCOLA ESTADUAL DE L° E 2° GRAUS LICEU CUIABANO MARIA DE ARRUDA MÜLLER, SITUADA NA CIDADE DE CUIABÁ, CAPITAL DO ESTADO DE MATO GROSSO. A PESQUISA FOI REALIZADA ATRAVÉS DO ESTUDO DE CASO, COM A INTENÇÃO DE SE PRODUZIR UMA RADIOGRAFIA QUE POSSIBILITE A COMPREENSÃO DAS FORMAS DE COMO OCORRE A PARTICIPAÇÃO DO ALUNO DA REFERIDA ESCOLA, O QUE EXIGIU UMA REFLEXÃO DA AÇÃO EDUCATIVA E DAS SUAS IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO EDUCACIONAL. O ESTUDO REVELA A EXISTÊNCIA DE AÇÕES INTERNAS DE RESISTÊNCIA À PARTICIPAÇÃO DO ALUNO NA GESTÃO DA ESCOLA. CONSTATOU-SE QUE OS ALUNOS TÊM CONSCIÊNCIA DESSA RESISTÊNCIA, E GOSTARIAM DE VER UMA ESCOLA PREOCUPADA COM A ADOÇÃO DE UMA GESTÃO EFETIVAMENTE COLEGIADA, ONDE POSSAM TER VOZ E VOTO EFETIVOS.pt_BR
dc.format.extent925583 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectADMINISTRAÇÃO ESCOLARpt_BR
dc.subjectAUTONOMIApt_BR
dc.subject.otherJOVENS E POLÍTICApt_BR
dc.subject.otherPOLÍTICA - cultura política e socialização políticapt_BR
dc.titleA PARTICIPAÇÃO DO ALUNO NO PROCESSO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR: COADJUVANTE OU PROTAGONISTA? UM ESTUDO DE CASOpt_BR
Appears in Collections:Jovens e Política

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