Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1477
Título: | CAPITAL SOCIAL E EDUCAÇÃO: PERSPECTIVA SOBRE EMPODERAMENTO DA JUVENTUDE EM PORTO ALEGRE |
Autor(es): | JACOME, Cesar Marcello Baquero SILVEIRA, Angelita Fialho |
Palavras-chave: | CAPITAL SOCIAL;EMPODERAMENTO;EDUCAÇÃO;JUVENTUDE |
Data do documento: | 2005 |
Editor: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL |
Resumo: | O ESTUDO INVESTIGA O CONCEITO DE CAPITAL SOCIAL NA ÁREA DA CIÊNCIA POLÍTICA TENDO COMO FOCO O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO. O OBJETIVO É VERIFICAR SE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO PODEM CONTRIBUIR (OU NÃO) PARA O EMPODERAMENTO E A FORMAÇÃO DE CAPITAL SOCIAL ENTRE OS JOVENS. COM BASE NOS ESTUDOS DE CULTURA E SOCIALIZAÇÃO POLÍTICA BUSCA-SE COMPREENDER O PERFIL JUVENIL NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DO ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL DA CIDADE DE PORTO ALEGRE. A ANÁLISE ENFOCA ASPECTOS SOCIOPOLÍTICOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA, CONTEXTUALIZANDO OS DADOS OBTIDOS NA PESQUISA EMPÍRICA. A JUVENTUDE É RETRATADA AQUI COMO UMA CATEGORIA SOCIAL E HISTÓRICA, NA QUAL OS PROCESSOS GERADOS PELA GLOBALIZAÇÃO TÊM PROMOVIDO COMPORTAMENTO POLÍTICO APÁTICO E CÉTICO DOS JOVENS EM RELAÇÃO ÀS INSTITUIÇÕES POLÍTICAS. UTILIZA-SE DADOS DE PESQUISAS REALIZADAS EM 2001 E 2004 NA CIDADE DE PORTO ALEGRE. REALIZA-SE UMA ANÁLISE LONGITUDINAL DESCRITIVA COM O OBJETIVO DE EXAMINAR VARIÁVES COMO CONFIANÇA, COOPERAÇÃO E PARTICIPAÇÃO. OS RESULTADOS DO ESTUDO APONTAM UMA PREDISPOSIÇÃO POSITIVA DOS JOVENS EM RELAÇÃO AO CAPITAL SOCIAL E AO EMPODERAMENTO, APESAR DE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO TEREM FALHADO NA PROMOÇÃO DE UMA CULTURA POLÍTICA PARTICIPATIVA, CÍVICA E SOLIDÁRIA. |
Descrição: | BSCSH |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1477 |
Outros identificadores: | Mestrado CIÊNCIA POLÍTICA EXCLUSIVO |
Aparece nas coleções: | Jovens e Política |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
tese.pdf | 576.36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador