Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1462
Título: | O PROTAGONISMO JUVENIL NA PERCEPÇÃO DE JOVENS EM UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO NA CIDADE DE RIBEIRÃO PRETO |
Autor(es): | MONTRONE, Aida Victoria Garcia ESTEVES, Maria Cristina Durante |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO;JUVENTUDE;PARTICIPAÇÃO SOCIAL |
Data do documento: | 2005 |
Editor: | UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS |
Resumo: | O PROTAGONISMO JUVENIL É DEFINIDO COMO A CAPACIDADE DO JOVEM DE ATUAR NA SUA ESFERA FAMILIAR, SOCIAL E ESCOLAR, SEJA ESSA AÇÃO INDIVIDUAL OU EM GRUPO. ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVOS IDENTIFICAR DE QUE MANEIRA OCORREM AS APRENDIZAGENS NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO, VERIFICAR SE ESSAS APRENDIZAGENS FAVORECEM O PROTAGONISMO JUVENIL E CONHECER A PERCEPÇÃO DOS JOVENS PARTICIPANTES DO PROGRAMA QUANTO AO SEU PAPEL NA SOCIEDADE. PARTICIPARAM DO ESTUDO, JOVENS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO, NO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO PRETO DO SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL (SENAC). A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA ATRAVÉS DE SEIS GRUPOS FOCAIS, ENVOLVENDO CINQÜENTA E SEIS PARTICIPANTES. AS DISCUSSÕES ENFOCARAM A PERCEPÇÃO DO JOVEM NA SOCIEDADE, O SIGNIFICADO DE PARTICIPAR DO PROGRAMA E EM OUTROS ESPAÇOS DE APRENDIZAGENS, ASSIM COMO O PROCESSO EDUCATIVO DENTRO DO PROGRAMA. OS DADOS FORAM ANALISADOS SEGUNDO SETE CATEGORIAS DE ANÁLISE: PERCEPÇÃO DO JOVEM QUANTO AO SEU PAPEL NA SOCIEDADE, PARTICIPAÇÃO DO JOVEM, TRABALHO E JUVENTUDE, LAZER E O JOVEM, PREVENÇÃO, SEXUALIDADE E DROGAS, APRENDER E ENSINAR, E APRENDER PARA A VIDA. A ANÁLISE DOS DADOS MOSTROU QUE ALGUNS JOVENS SENTEM-SE PRESSIONADOS A AJUDAR ECONOMICAMENTE SUAS FAMÍLIAS, QUE NO PROGRAMA PARA JOVENS CONSEGUEM APRENDER PARA O TRABALHO E PARA A VIDA, QUE HÁ POUCOS ESPAÇOS QUE ESTIMULAM A PARTICIPAÇÃO DO JOVEM EM OUTRAS ATIVIDADES E QUE A CRIAÇÃO DESTES ESPAÇOS É IMPORTANTE PARA SEU CRESCIMENTO PESSOAL. ELES VIVENCIAM O MEDO DA VIOLÊNCIA, APONTAM PARA A IMPORTÂNCIA DE ORIENTAÇÕES RELACIONADAS À PREVENÇÃO DE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E À GRAVIDEZ. CONCLUIU-SE QUE AS APRENDIZAGENS OCORRIDAS NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO FAVORECEM ATITUDES PROTAGÔNICAS NOS JOVENS. |
Descrição: | BIBLIOTECA COMUNITÁRIA DA UFSCAR |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1462 |
Outros identificadores: | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece nas coleções: | Jovens e Política |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
tese.pdf | 965.58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador