Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1263
Título: AS SUBJETIVIDADES CONTEMPORÂNEAS SOB O SIGNO DO CONSUMO - OS IDEAIS NARCÍSICOS NA PUBLICIDADE DA TV: "PRODUÇAO" E "CONSUMO
Autor(es): KOSSOVITCH, Elisa Angotti
SEVERIANO, Maria De Fátima Vieira
Palavras-chave: SUBJETIVIDADE;NARCISISMO;CONSUMO;PUBLICIDADE
Data do documento: 1999
Editor: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
Resumo: EM FACE DA ATUAL EXALTAÇÃO DE UM "INDIVIDUALISMO" NARCISISTA, EXPRESSO ATRAVÉS DA CELEBRAÇÃO DOS SIGNOS DE CONSUMO COMO FORMA DE AQUISIÇÃO DE UMA INDIVIDUALIDADE "PLURAL", INVESTIGAMOS ALGUNS ELEMENTOS DAS SUBJETIVIDADES CONTEMPORÂNEAS, IMPLICADOS NESSE FENÔMENO, POR MEIO DE UMA ANÁLISE TEÓRICA E EMPÍRICA DOS IDEAIS VEICULADOS PELA PUBLICIDADE COMERCIAL TELEVISIVA, SUAS FORMAS DE PRODUÇÃO E CONSUMO. PARTIMOS, EM ESPECIAL, DAS CRÍTICAS DE ADORNO À INDÚSTRIA CULTURAL E DAS ANALISES DO FENÔMENO DO NARCISISMO NA PERSPECTIVA CLÍNICA (FREUD) E CULTURAL (LASCH). A PESQUISA EMPÍRICA FOI REALIZADA NO BRASIL E NA ESPANHA, ATRAVÉS DE ENTREVISTAS COM PROFISSIONAIS DE PUBLICIDADE E "GRUPOS DE DISCUSSÃO" COM UNIVERSITÁRIOS, SELECIONADOS SEGUNDO OS CRITÉRIOS DE UMA ESCALA DE MENSURAÇAO DE TRAÇOS NARCISISTAS, POR NÓS ELABORADA. A ARTICULAÇÃO DOS DADOS EMPÍRICOS COM A TEORIA NOS APONTOU DISTINTAS FORMAS DE IDENTIFICAÇÃO, DOS UNIVERSITÁRIOS COM OS IDEAIS VEICULADOS PELA PUBLICIDADE, CONFIRMANDO NOSSA HIPÓTESE DE QUE HÁ PREDOMINÂNCIA DE IDENTIFICAÇÕES IDEALIZADAS NAQUELES QUE APRESENTARAM TRAÇOS MAIS ELEVADOS DE NARCISISMO, ASSIM COMO, DE QUE A EXACERBAÇÃO DESSES TRAÇOS NÃO FAVORECE OS PROCESSOS DE INDIVIDUAÇÃO, MAS PRESERVA O CARÁTER "UNIDIMENSIONAL" DAS SOCIEDADES INDUSTRIAIS MODERNAS.
Descrição: BIBLIOTECA CENTRAL DA UNICAMP
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1263
Outros identificadores: Doutorado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Jovens Universitários

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf1.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador