Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1257
Título: ENSINO SUPERIOR PRIVADO, RELAÇÃO COM O SABER E RECONSTRUÇÃO EDENTITÁRIA
Autor(es): MACHADO, Lucília Regina De Souza
BICALHO, Maria Gabriela Parenti
Palavras-chave: ENSINO SUPERIOR;RECONSTRUÇÃO E EDENTITÁRIA
Data do documento: 2004
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Resumo: O OBJETO DESTA TESE É A RELAÇÃO COM O SABER DE ESTUDANTES DE CURSOS VOLTADOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO COMUNITÁRIO, NO CONTEXTO DO FENÔMENO MIGRATÓRIO CARACTERÍSTICO DO MUNICÍPIO DE GOVERNADOR VALADARES ? MG. OS EIXOS TEÓRICOS PROPOSTOS PARA ANÁLISE DESSE OBJETO SÃO A NOÇÃO DE IDENTIDADE, A NOÇÃO DE RELAÇÃO COM O SABER, A NOÇÃO DE MIGRAÇÃO E O ENSINO SUPERIOR PRIVADO. OS EIXOS EMPÍRICOS ATRAVÉS DOS QUAIS SÃO APRESENTADOS OS DADOS COLETADOS SÃO A RELAÇÃO COM A UNIVERSIDADE, A RELAÇÃO COM A EMIGRAÇÃO E A POSIÇÃO SOCIAL SUBJETIVA. A ANÁLISE DOS DADOS INCLUI, COMO PRESSUPOSTO METODOLÓGICO, A COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE A PESQUISADORA E O OBJETO E OS SUJEITOS DE PESQUISA. CONCLUI-SE QUE A RELAÇÃO COM O SABER DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO COMUNITÁRIO DO MUNICÍPIO DE GOVERNADOR VALADARES ESTABELECE-SE ATRAVÉS DE UM PROCESSO DE CONQUISTA DE UM ESPAÇO NÃO TRADICIONALMENTE OCUPADO PELAS PESSOAS DE SUA CLASSE SOCIAL, AINDA QUE VALORIZADO PELA FAMÍLIA. NA UNIVERSIDADE É EXIGIDA UMA FORMA DE RELAÇÃO COM O SABER ? A RELAÇÃO ACADÊMICA ? QUE DIFERE DA FORMA DE RELAÇÃO COM O SABER QUE ELES UTILIZAM EM SUA ATIVIDADE PROFISSIONAL. A CONSTRUÇÃO DESSA NOVA FORMA DE RELAÇÃO COM O SABER PASSA PELA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ACADÊMICA E DO DOMÍNIO DAS ATIVIDADES LIGADAS À PRODUÇÃO CIENTÍFICA E DEPENDE DO ESTABELECIMENTO, NA UNIVERSIDADE, DA RELAÇÃO COM O SABER-OBJETO. NESSE PROCESSO, É IMPORTANTE A TRAJETÓRIA ESCOLAR ANTERIOR DO ESTUDANTE E O CONTEXTO DA UNIVERSIDADE NA QUAL ESTUDA.
Descrição: BIBLIOTECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFMG
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1257
Outros identificadores: Doutorado
EDUCAÇÃO
Aparece nas coleções:Jovens Universitários

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf897.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador